O D’Esportes recebeu nesta segunda-feira (23) a visita do Prof. Eduardo Mendes da Academia Mendes de Jiu Jitsu de Rio Claro, acompanhado dos alunos Leonardo Canato, 18 anos, que compete na categoria peso leve adulto e Vitor Hugo Borges, 16, que disputa na categoria peso leve juvenil.
Recentemente, Leonardo e Vitor estiveram competindo em Brasiília, ao lado de Pietro Mastroiani Maligieri, de apenas 6 anos e obtiveram ótimo desempenho conquistando todos eles medalha de ouro no AJP Tour de Jiu Jitsu, finalizando todos os adversários. O professor Eduardo Mendes explica que essa competição acontece em nível mundial e é promovida pelo Sheik de Abu-Dhabi, Mohammed bin Zayed, grande incentivador do esporte. Na oportunidade, o Prof. Eduardo, fez a convite, uma luta exibição com o lutador de Jiu Jitsu autista Gabriel Cardoso.
Agora, Leonardo e Vitor partem para a nova etapa da competição que acontecerá em Santiago do Chile, entre os dias 28 e 29 deste mês. O embarque da delegação rioclarense está marcado para esta quarta-feira (25).
Aluno da Escola Estadual Prof. Odilon Correa, Vitor Hugo falou sobre sua expectativa em relação à primeira experiência internacional: “A maior dificuldade que imagino encontrar nessa competição é o frio. Mas estou bem preparado. A competição é 90% mental e 10% físico”. Vitor Hugo conta ainda que iniciou no Jiu Jitsu para controle da obesidade. Depois, pegou gosto e não parou mais. Oriundo de Leme, ele disse que encontrou na Mendes Jiu Jitsu Academy, com o Prof. Eduardo, a oportunidade que buscava para se dedicar ao esporte. “Minha meta é disputar o Mundial de Jiu Jitsu”.
Para Leonardo Canato, que já atua como assistente do Prof. Eduardo Mendes, e estuda no Colégio Puríssimo Coração de Maria, a rotina de treinamentos para a prática do Jiu Jitsu é diária e exige muita dedicação, no seu caso, sempre em período noturno porque, durante o dia, o tempo é dedicado aos estudos. Ele comenta também sobre a necessidade de uma boa alimentação para o bem estar do corpo. Em relação à competição que acontecerá no Chile, a expectativa de Leonardo é de vitória.
O Prof. Eduardo Mendes enfatiza que o Jiu Jitsu pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária. “Existe o caso de uma senhora da Califórnia, Estados Unidos, que, aos 72 anos disputou o Campeonato Mundial. Vale mencionar também, que os maiores empresários do mundo praticam Jiu Jitsu, porque a modalidade favorece o desenvolvimento do foco nas ações do cotidiano e a capacidade de superação nos momentos difíceis da vida”. Para as crianças, também, o Jiu Jitsu traz inúmeros benefícios, avalia o Prof. Eduardo. “Elas aprendem a ganhar e a perder, reconhecem suas limitações e aprendem a superá-las, auxilia no desenvolvimento da disciplina e valoriza a boa alimentação”.
As pessoas interessadas em conhecer o trabalho da Mendes Jiu Jitsu Academy e apoiar, inclusive, os seus alunos, nas competições nacionais e internacionais que disputam, podem entrar em contato com o Prof. Eduardo Mendes, através do fone: 19-9-8166-4316 e também nas mídias sociais, Facebook e Instagram. Ele aproveita a oportunidade e agradece aos pais dos alunos e a todos aqueles que tem apoiado o seu trabalho que se desenvolve em Rio Claro há mais de uma década.
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: Hércules Marcos/Divulgação