“Neste momento em que o noticiário, seja em nosso país ou no mundo, infelizmente traz tantas informações tristes envolvendo crianças, poder estar hoje aqui nesta confraternização do xadrez nos dá um sentimento que é possível construir um mundo melhor”. Com essa frase, o prefeito Gustavo Perissinotto abriu o encerramento da temporada 2023 do Campeonato Estudantil de Xadrez organizado pelo professor Marcos Antônio Lopes. A premiação anual segue iniciativa da Câmara Municipal por meio do decreto do vereador Adriano La Torre (Progressistas). O evento foi realizado no Grupo Ginástico na noite de terça-feira, 24/10.
Alunos dos colégios Dom Bosco, Objetivo, Koelle, Puríssimo, Adventista, Alem e Dagama, dos projetos Jacutinga, Crianças da Tia Lu, Da Rua Pra Casa e das escolas EM Jardim das Palmeiras, Bisa, Elpídio Mina, João Baptista Negrão Filho, Barão de Piracicaba e Joaquim Salles e Bayeux participaram da temporada 2023 do campeonato estudantil.
Na Mesa Principal, ao lado do La Torre e Gustavo Perissinotto, também estiveram: os vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Geraldo Voluntário (MDB); secretários municipais Yves Carbinatti (Esportes) e Anderson Christofoletti (Desenvolvimento Econômico) e o presidente do Grupo Ginástico, advogado William Nagib.
“Esta premiação está no nosso calendário anual de comemorações. Agradeço aos pais e responsáveis por acompanharem os estudantes ao longo de mais uma temporada. Sem vocês, nada disso seria possível”, disse La Torre. “Parabenizo cada um dos participantes, um a um, independente da colocação. Vocês todos são vencedores por acreditarem neste projeto que vai muito mais além do jogo de xadrez. Possibilita a vocês, multiplicarem amizades que vão levar por toda a vida”, acrescentou o vereador ao agradecer também o empenho das escolas.
Também estiveram na Mesa Principal os representantes de escolas na Mesa Principal: Maria Auxiliadora Shimoneck, do Colégio Objetivo; João Alfredo Koelle, do Colégio Koelle; Marina Donato Crepaldi, Colégio Dom Bosco; Elaine Cristina Joaquim, do Projeto da Rua para a Casa; Irmã Inês Terezinha Augusti, do Colégio Puríssimo Coração de Maria; Fabíola Cristina Osti, da Escola Municipal CAIC Jardim das Palmeiras; Erica Cristina Diniz, da Barão de Piracicaba; João Alves Lopes, do Projeto Jacutinga; Luciane Macedo, Projeto Crianças da Tia Lu e Maria Carolina Barreto, do Armando Bayeux da Silva.
O Professor Marcos entregou premiações para a equipe técnica do Campeonato Estudantil, destaques individuais que projetam Rio Claro para o exterior por meio do Xadrez e afirmou: “Agradeço a confiança dos pais e responsáveis, dos diretores de escolas e principalmente de vocês alunos que mais um ano fizeram da competição um sucesso. Registro aqui o meu muito obrigado e vamos para a temporada 2024!”, finalizou.
Os vencedores da temporada 2022 são:
- Categoria Sub-6 masculino – 1º Levi Lucca da Vanço Cardoso (Crianças da Tia Lu)
- Categoria Sub-8 masculino – 1º Leandro Rizzi (Colégio Objetivo)
- Categoria Sub-8 feminino – **1º Renata Victória Domingos (Projeto da Rua para Casa)
- Categoria Sub-10 masculino – 1º Guilherme de Carvalho (Objetivo)
- Categoria Sub-10 feminino – 1º Eloah de Lima (Projeto da Rua para Casa)
- Categoria Sub-12 masculino – 1º Lucas Martins Perdigão (Colégio Dagama)
- Categoria Sub-12 feminino – 1º Rafaelly Alana Boas V. Correia (Projeto Jacutinga)
- Categoria Sub-14 masculino – 1º Christtopher Augusto Diniz (Barão de Piracicaba)
- Categoria Sub-14 feminino – 1º Manuella Vitti de Castro (Objetivo)
- Categoria Sub-16 masculino – 1º Bruno Antonello (Bayeux)
- Categoria Sub-16 feminino – 1º Isabelly Beatriz Souza de Lima (Objetivo)
Foto: Divulgação