O prefeito eleito Gustavo Perissinotto (PSD) concedeu entrevista à reportagem do Diário do Rio Claro, quando falou sobre pandemia, eventos culturais, geração de emprego e nomeação de secretariado. Confira a entrevista.
Diário do Rio Claro: A cobrança de alguns tributos e até mesmo interrupção do corte de água, por exemplo, foram algumas medidas tomadas neste ano para amenizar os efeitos da pandemia na economia. Você concorda com medidas como essa? Pretende seguir com essas medidas no próximo ano?
Gustavo Perissinotto: São medidas que foram tomadas e faz parte do enfrentamento à pandemia do coronavírus. Assim que assumirmos o governo, junto com a minha equipe de trabalho iremos avaliar a situação com base nas informações disponíveis e necessárias para tomarmos as decisões sobre essas questões.
Diário do Rio Claro: Durante a campanha você defendeu muito a volta do Carnaval. Na sua opinião, como deveria ser essa retomada? Com os desfiles na passarela do samba? Isso seria possível para os primeiros anos de mandato? Como pensa no ano que vem com a pandemia, como pode ser feito?
Gustavo Perissinotto: Continuo defendendo a volta do Carnaval e de outros grandes eventos para incentivar o turismo de várias vertentes como a Macha para Jesus, Black June, e outros eventos de lazer, rurais, pedagógicos, religiosos, terceira idade e artes. Rio Claro tem potencial e estrutura para ser um circuito turístico da região. Mas, devido a pandemia, faremos isso de forma ordenada. Assim que assumirmos montaremos uma equipe para trabalhar e resgatar todo o potencial do município para a realização de eventos.
Diário do Rio Claro: Sobre seu projeto o D+Empregos, acredita que seja possível viabilizá-lo já no primeiro trimestre do mandato?
Gustavo Perissinotto: Eu acredito que sim. O programa D+ Emprego faz parte do plano de ação inicial do nosso governo. Assim que assumirmos a prefeitura, nos primeiros 100 dias vamos apresentar a proposta à Câmara Municipal para que os vereadores possam avaliar e aprovar o projeto de lei de ressarcimento de parte dos investimentos para que possamos colocá-lo em prática já no primeiro ano de governo.
Diário do Rio Claro: Após um ano sem aulas, a rede municipal de ensino deve enfrentar muitas dificuldades, principalmente, no acompanhamento do conteúdo pelos alunos. Qual seria a proposta para essa retomada e acompanhamento?
Gustavo Perissinotto: Inicialmente, vamos nos reunir com os profissionais da educação que são os diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Vamos ouvir também a comissão de pais de alunos e especialistas da área para fazer uma avaliação profunda e detalhada dos indicadores da situação atual da rede municipal de educação. A nossa intenção é sempre otimista, gostaríamos sim de retornar, o próximo ano letivo com vida normal para toda a rede. A chegada da vacina é bastante positiva e isso nos dá uma esperança que aos poucos e com os cuidados necessários a vida voltará ao normal.
Diário do Rio Claro: Já existem nomes sendo sondados para a composição das secretarias e autarquias?
Gustavo Perissinotto: Nesse primeiro momento ainda não há nomes para compor o governo. Nessa primeira etapa estamos fazendo a prestação de contas da campanha. Montando a equipe de transição e pensando nos projetos iniciais para a cidade. A próxima etapa será a de análise dos nomes que irão fazer parte da nossa equipe de trabalho. Assim que houver essa definição de nomes iremos divulgar para os meios de comunicação.
Diário do Rio Claro: Por ter seis vereadores, por enquanto, na base da composição da nova Câmara, acredita que enfrentará algum tipo de resistência?
Gustavo Perissinotto: Estou confiante e acredito que não haverá enfrentamento e resistência. Todos nós que fomos eleitos temos o espírito público para trabalhar em prol da cidade e da população. Acredito que o trabalho feito com transparência e dando protagonismo para Câmara municipal, a relação será bastante positiva. Vamos unir forças num projeto comum para Rio Claro. No próximo ano temos que nos unir para vencer os desafios da pandemia e criar oportunidades para todos os cidadãos e isso só se consegue com muito trabalho e união de todos.
Fotos: Diário do Rio Claro