Símbolo da democracia no país, o livro da Constituição Federal de 1988, que integra o acervo da Fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro (FUG), foi totalmente restaurado.
A cerimônia de entrega da publicação acontece nesta terça-feira (18), às 11 horas, na Casa de Ulysses, localizada na Rua 6, 1.995, Centro. O evento é aberto ao público.
A atividade conta com a presença de Francisco Donato, gestor da Fundação Ulysses Guimarães, e terá presença do presidente da FUG Rio Claro, João Vieira.
LIVRO
O livro pertence ao acervo da Fundação Municipal e ficará sobre a mesa original usada por Ulysses em seu gabinete, hoje montado e em exposição na Fundação/Casa de Ulysses Guimarães.
“É um dos livros originais da época, que já estava no acervo. Só que estava deteriorado, com problemas de cupim, rasuras que o tempo ocasionou. Trata-se de um trabalho que realizamos durante esse ano e que culminou com os 30 anos da Constituição”, explicou a assessoria da FUG sobre a importância da preservação da história.
ORIGINAL
O livro, que pertencia ao constituinte, é uma edição original e tem projeto de Otávio Roth, impresso em papel de algodão artesanal e encadernação em pergaminho assinada pelo encadernador Fred Lane.
RESTAURAÇÃO
A restauração foi realizada pelo Ateliê Além do Livro, de São Paulo, encabeçada pela restauradora Patrícia de Almeida Giordano. Foram seis meses de trabalho para recuperar a histórica publicação que marcou a abertura política brasileira.
IMPORTÂNCIA
Para o presidente da FUG Rio Claro, João Vieira, a restauração do livro, que é o mais importante instrumento do país, reforça o compromisso com a democracia. “É de extrema importância, já que a população de Rio Claro tem um dos maiores articuladores da Constituição, sendo ele de Rio Claro. E nós, da Fundação local, possuímos uma edição original e todo um acervo de Ulysses marcando a história real da democracia e que as pessoas podem conhecer”, declarou.
FUNDAÇÃO
A Fundação Ulysses Guimarães funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30, e das 13h30 até às 17h30. A Casa de Ulysses, como é chamado o espaço, fica localizada na Rua 6, 1.995, Centro, e está aberta para visitação. O local abriga o acervo do constituinte.