Foi no final dos anos 1950 que teve início uma mobilização para a instalação do ensino público superior em Rio Claro.
Na época, poucas cidades no Brasil contavam com essa modalidade de ensino e os jovens que desejavam cursar a graduação tinham que procurar grandes centros. Segundo o Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp Rio Claro, Dr. José Alexandre J. Perinotto, foi uma luta árdua para conseguir instalar no município a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, que teve seu decreto assinado em 1957 e instalação em 1958, quando teve início a primeira turma. A partir daí, o crescimento foi contínuo. “Em 1976, a Faculdade se tornou a Universidade Estadual Paulista, quando 14 instituições isoladas no Estado passaram a incorporar a Unesp.
Hoje, são 34 universidades em 24 cidades do Estado de São Paulo”, explica Perinotto. Uma universidade de excelência mundial, a Unesp desenvolve pesquisa de alto nível, formando profissionais para o mundo, além de contribuir para avanços da ciência e tecnologia. Vale ressaltar a grande participação da Unesp Rio Claro no desenvolvimento das pesquisas sobre o pré-sal, em parceria com a Petrobras.
Professor Perinotto destaca também a parceria para o desenvolvimento de projetos de extensão, que colaboram com a comunidade e auxiliam no estreitamento com Rio Claro. “Estamos com diversas parcerias e a interação da universidade com o município e a região é grande”, disse o professor, que falou ainda do retorno financeiro que a Universidade traz para o município.
“Cerca de 30% do que o município arrecada no ano é da Unesp, são 125 milhões. Isso porque, além de todo o serviço prestado pela universidade com pesquisa e formação, a Unesp conta com 3.600 pessoas. São funcionários que recebem seus salários e universitários que fomentam a economia, gastam aqui, pagam moradia, alimentação. Hoje, é uma potência”, destacou. Para celebrar o aniversário, acontece nesta sexta-feira (28) evento com diversas atividades no campus de Rio Claro da Unesp. C
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
ANFITEATRO I
9h – Apresentações culturais: Trio de Violões e Leitura de poesia
(Autoria: Igor Salomão Monteiro)
9h30 – Mesa de abertura
10h – Relatos de professores, funcionários e alunos sobre suas experiências, memórias e trajetória formativa construída na Unesp. Professores: Carlos Renato Corso (IB) e Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki (IGCE); Funcionários: Eliana Corrêa Contiero (IGCE) e Sônia Moraes de Oliveira (IB); Alunos: Jones Belter (IGCE) e Regina Célia Spadari (IB)
11h15 – Fala de encerramento – Profa. Dra. Maria Antonia Ramos de Azevedo (Presidente do Comitê de Ação Cultural) e Prof. Dr. Edson Denis Leonel (Vice-Presidente do Comitê de Ação Cultural)
11h30 – Apresentação cultural: Saxofone e teclado (Prof. Dr. Edson José Vasques e Ricardo Abdalla Barros)
BIBLIOTECA
A partir das 14h – Exposição de fotos e vídeos sobre a história do Campus de Rio Claro; Exposição de livros e produções didáticas; e apresentações culturais diversas.
Por Vivian Guilherme