O cronograma de ações que possibilitam a adesão ao ensino à distância, mais conhecido como EaD, do Comitê Brasileiro Paraolímpico Brasileiro, está na pauta permanente de trabalho da Prefeitura de Rio Claro através da Secretaria Municipal de Turismo, a Setur.
Titular da pasta, Ronald Penteado esteve reunido com o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, na última segunda-feira, 27/7, ocasião em que o ensino à distância denominado Movimento Paraolímpico: Fundamentais Básicos do Esporte foi debatido com o secretário.
De acordo com Meyer, o ensino distância é um pré-requisito necessário para ser inscritos em cursos presenciais previstos para o pós-pandemia. “Tratam-se de ações de apoio às atividades esportivas voltadas para a pessoa com deficiência”, assinalou Paulo Meyer. O assessor acrescentou que a paralisação das atividades, devido a Covid 19, Rio Claro se empenhou para manter avanços conquistados na área da inclusão. Ele cita a implantação da natação adaptada, o golbol, atletismo ACD como exemplos. “Não podemos deixar de incluir na lista o apoio da Setur ao basquete adaptada disputado com cadeiras de rodas”, acrescentou.
Ronald Penteado confirma que até o momento 68 profissionais do município já participaram dos cursos à distância do Comitê Paraolímpico Brasileiro. “Nesta época de pandemia buscamos alternativas para que os professores possam se qualificar. O EaD é uma importante ferramenta de inclusão que a Setur utiliza”, afirmou o secretário. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico/.
Foto: Divulgação