Aos 16 anos, o atacante Endrick, do Palmeiras demonstra a cada desafio que tem pela frente, que de fato, se trata de uma joia rara do futebol brasileiro, atualmente tão desprovido de talento.
Endrick foi decisivo na conquista do título do Campeonato Brasileiro Sub-20, pelo Palmeiras. O camisa 9 fez o gol da vitória do Verdão, que valeu o título da temporada, na vitória por 1×0, conquistada no último sábado (24), na Arena Neo Química, sobre o Corinthians. Ele conduziu a bola com categoria pelo meio e da entrada da área acertou um chute rasteiro, preciso e bem colocado, e pé esquerdo, fora do alcance do bom goleiro Kauê do Corinthians.
A partida teve todos os ingredientes de uma grande final entre os dois maiores rivais do futebol brasileiro, com direito a bola na trave, gol anulado e expulsão.
Em resumo, o Palmeiras mereceu a conquista e teve no Corinthians um adversário à altura. A nota triste do espetáculo foi a confusão ao final do jogo. Emocionalmente abalados com o resultado adverso, dentro de sua própria casa, os jogadores corinthianos não suportaram ver os palmeirenses fazerem a festa. O goleiro Kauê, um dos melhores do jogo, acertou com deslealdade, por trás, uma voadora em um jogador do Palmeiras. A polícia precisou intervir para acalmar os ânimos exaltados de torcedores, atletas e membros da comissão técnica.
Vale destacar que, em jogos realizados na capital paulista, vigora uma lei que estabelece a presença de torcida única. Essa regra, porém, tem se demonstrado ineficiente na prática.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Fábio Menotti