Oitenta e quatro alunos da rede pública municipal de ensino de Rio Claro participam nesta quarta-feira (1) do 1º Encontro dos Agentes Ambientais Mirins – 2022. O tema da atividade, que será realizada no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) a partir das 13h30, é “Mudanças climáticas: o tempo muda ou muda o tempo?”.
A iniciativa da prefeitura terá outras cinco datas durante junho, o “mês educativo do meio ambiente”. Os cerca de 800 agentes ambientais que estudam nas escolas municipais devem participar dos encontros. “Queremos manter os alunos engajados em favor do meio ambiente e formar cidadãos conscientes de seu papel nessa luta”, comenta a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.
Nesta quarta-feira participam da reunião estudantes das escolas Dante Egreggio, Marcelo Schmidt, Jovelina Morateli, Ephraim Ribeiro dos Santos e Monsenhor Martins. Na quinta-feira (2) o encontro terá início às 8 horas, com 137 alunos das mesmas unidades, além da escola agrícola Rubens Foot Guimarães e da escola Benedito Zaine. Os demais encontros estão marcados para os dias 9, 21 e 29 de junho.
Os agentes ambientais das escolas municipais participam das orientações ambientais, de visitas técnicas a pontos difusores de conhecimentos e vão a fóruns de discussão. Entre as práticas ambientais que os agentes se comprometem a aprender e ensinar estão o zelo pela água e energia elétrica, participação na reciclagem de resíduos sólidos e coleta de óleo de cozinha, plantar e regar árvores, e promover outras boas práticas de cidadania pelo meio ambiente.
Mais atividades
A programação do mês educativo do meio ambiente prevê a criação da Brigada da Dengue, com participação de funcionários das escolas. A apresentação da brigada será feita no próximo dia 13. No dia 15, na escola agrícola, a edição do programa OAB na Escola vai focar na legislação ambiental. Para o dia 30 está programada visita de professores coordenadores à Chácara Alternativa e no dia 4 de julho deve ser realizada reunião de agentes ambientais com o prefeito Gustavo para discussão a respeito de questões ambientais nos bairros.
O mês educativo do meio ambiente é realizado pela prefeitura, com organização da Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico, e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Sala Verde.
A iniciativa tem apoio das secretarias municipais de Agricultura e de Comunicação, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Câmara Municipal, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e OAB.