A Polícia Militar enviou ontem, dia 27, mais 150 policiais para reforçar o batalhão humanitário que está empenhado na preservação da ordem pública e todo o apoio logístico necessário ao Rio Grande do Sul, que vem sofrendo com as fortes chuvas há cerca de um mês. O efetivo que será enviado contará com apoio de cerca de 50 viaturas.
A revista à tropa foi realizada por volta das 7h30, em frente ao Quartel do Comando Geral, no centro de São Paulo. Logo em seguida, os policiais partiram para a missão. Com este reforço, são mais de 400 policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros atuando no estado gaúcho.
Desde o início dos trabalhos, no dia 1º de maio, já foram resgatados pelas forças de segurança paulistas mais de 1,3 mil pessoas e 310 animais.
Entre os socorros ocorridos no RS, o Corpo de Bombeiros de São Paulo foi homenageado pelo resgate do cavalo Caramelo, realizado em Canoas, no Rio Grande do Sul, em 9 de maio. O prêmio é da organização não governamental Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta).
O equino foi resgatado depois de ficar ilhado no telhado de uma casa em meio às enchentes que atingiram a região. As equipes dos Bombeiros de São Paulo, que estavam no Sul em apoio às vítimas das chuvas, planejaram uma força-tarefa para resgatar o anima.
“A gente fica muito feliz e honrado. Esse prêmio reflete todo o trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo, não só no resgate do Caramelo, mas de tantos outros animais que são resgatados em situação difícil, no Rio Grande do Sul e em todo o estado de São Paulo”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros Tiago Franco.
O governo de SP mantém também, por meio do Fundo Social de São Paulo, campanha de arrecadação de itens de primeira necessidade para os afetados pelas enchentes no RS. O total enviado às vítimas já passa de 1.200 toneladas.
Neste momento, a campanha passa a focar nos materiais de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis. O recebimento dos donativos segue no depósito do Fundo Social, no Bairro do Jaguaré, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nos diversos pontos de apoio da campanha espalhados pela capital e municípios paulistas, como Poupatempo e estações de Metrô e da CPTM. As informações são do governo estadual.
Foto: Governo Estadual