Nesta terça-feira, dia 26, a cidade de Rio Claro será palco do encerramento do projeto Ler para Imaginar, uma iniciativa que vem transformando a relação de crianças com a leitura e a escrita. O evento, que acontece às 8h no teatro do Sesi, reunirá estudantes, responsáveis, educadores e convidados para uma manhã de atividades culturais.
O Ler para Imaginar é sediado no Projeto Integra da Escola Municipal Profa. Sueli Marin e realizado pelo ProAc – Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, com produção da Girassol Caminhos Criativos e patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) – o braço social do Grupo Tigre.
Um dos destaques da programação será a apresentação da atriz e contadora de histórias Leda Fernandes, conhecida por seu trabalho no projeto A Hora do Conto, que também tem a participação da musicista Adriane Médola. Leda conduzirá uma contação de histórias baseada na obra “Lolo Barnabé”, de Eva Furnari.
Após esse momento lúdico, acontecerá a entrega dos livros artesanais “A floresta encantada” e “O bairro que não tinha cor”, confeccionados pelos alunos nas oficinas culturais, além dos certificados de participação. Além dos cerca de 50 alunos que participaram ativamente das atividades do Ler para Imaginar, a cerimônia contará ainda com a presença de outras turmas da Escola Municipal Profa. Sueli Marin, localizada no Jardim São João. No total, o evento espera receber cerca de 140 participantes.
“Foi lindo acompanhar o envolvimento e a evolução das crianças, e é com imensa alegria que celebramos nossa participação nesse projeto que trouxe oportunidades únicas de incentivo à imaginação e vivências de qualidade em expressões artísticas”, relata Cleonilda da Conceição Machado, vice-diretora do projeto Integra.
A celebração final será uma oportunidade de reconhecer o talento e a dedicação das crianças envolvidas, reafirmando o compromisso de educadores e patrocinadores com o desenvolvimento cultural e educacional de crianças e jovens.
“A transformação se dá muito especialmente pela educação e a leitura é talvez a forma mais fácil e mais saborosa de aprendizado. Por meio dos livros voamos longe, sonhamos alto, vivemos aventuras inimagináveis. São também os livros que nos capacitam, nos aprimoram como profissionais, nos melhoram como seres humanos”, afirma Julio Franco, executivo do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do Grupo Tigre. E completa: “Atuamos com o foco em construir um mundo melhor e isso passa necessariamente pelas crianças, pelos jovens e seu contato com o livro. Por isso, apoiamos com muita alegria o projeto Ler para Imaginar”.
Sobre o projeto Ler para Imaginar
O projeto Ler para Imaginar tem como objetivo fomentar a prática da leitura e da escrita entre crianças de 7 a 12 anos. Durante o ano, os participantes das duas turmas foram imersos em uma série de atividades lúdicas, como rodas de leitura, oficinas de teatro, grafite (arte urbana), desenho e confecção de livros.
O trabalho foi realizado por artistas e arte-educadores de Rio Claro – o ator e professor de teatro Lucas Oliveira, a atriz e psicóloga Natália Bruder e o artista e grafiteiro Mateus Alves (Mitones), com a coordenação da produtora cultural Viviane Pacheco.
“A proposta pedagógica do projeto está baseada numa gradação das atividades, de maneira que incentive o protagonismo e a autoestima. São sempre propostas lúdicas e que valorizam a infância. Ao longo do ano, as oficinas vão construindo o ambiente e a confiança necessários para a elaboração dos livros artesanais, que encerram o programa proposto de incentivo à leitura e escrita”, explica Viviane.
Foto: Divulgação