A história de uma empresa não se constrói da noite para o dia. São necessários anos de inovação, gestão e busca por novas tecnologias para que, por meio da expertise adquirida, possa se chegar à liderança. Há 48 anos, as Empresas Icon, com sede em Criciúma (SC), buscam se reinventar. Como resultado, a Icon assumiu a liderança no segmento de matrizes e moldes na América Latina, movendo importantes setores da economia.
Para despontar ainda mais em sua posição de liderança e se projetar para o futuro, as Empresas Icon apresentam em 2020 seu novo posicionamento de marca.
Lançamento do posicionamento
Um evento reuniu os colaboradores nessa segunda-feira (09), em todas as unidades das Empresas Icon, inclusive na unidade de Rio Claro.
Enquanto o diretor-presidente Ronaldo Freitas acompanhou o lançamento na matriz, em Criciúma, a diretora de marketing, Nicole Freitas Andrade, esteve na unidade de Rio Claro e o diretor técnico-comercial, Eli Fortunato Filho, na unidade de Conde (PB).
Expo Revestir
O novo posicionamento e logotipos das Empresas Icon também estão sendo lançados na Expo Revestir, que ocorre em São Paulo entre os dias 10 e 13 de março. Agora, as Empresas Icon carregam consigo a força da Icon Matrizes e Moldes, que ainda possui em seus serviços o Studio Icon; e a IconMaq, conhecida anteriormente como Icon Máquinas e Equipamentos. De acordo com a diretora de marketing das Empresas Icon, Nicole Freitas Andrade, passados estes 48 anos, sentiu-se a necessidade de fazer uma reformulação geral. “Foi um processo bem detalhado.
Nós recebemos a consultoria de uma empresa especializada em branding. Fizemos uma série de reuniões com o pessoal, de vários níveis dentro da empresa, com vários segmentos e setores, para entender o que é a Icon”, aponta. O diretor-presidente, Ronaldo Freitas, reitera que, para poder se reposicionar, foi preciso a colaboração de todos da “família Icon”. “É bom a gente escutar as pessoas, principalmente nossos colaboradores.
De fato comprovamos, com a própria percepção das pessoas e das lembranças que trouxeram, de todos os desafios que a empresa já passou, o quanto a Icon é uma empresa competente, inovadora e de confiança dos clientes”, ressalta Freitas.
Pilares estratégicos
Dentro deste trabalho de branding, que ainda continua a ser feito, foram elencados pilares estratégicos da Icon Matrizes e Moldes: a cocriação técnica, com o auxílio da equipe do Studio Icon; a precisão produtiva, entregando aos clientes aquilo que eles precisam e até mais do que foi solicitado; a proximidade e assistência aos clientes; e a expertise e know-how adquiridos ao longo dos anos.
Conforme Nicole, mudar é reflexo do momento que a Icon está passando. Um momento de revigorar, de se reinventar e que traz a inovação. Freitas reforça as mudanças vividas. “Nossa liderança, tecnologia, posição no mercado, localização geográfica, tudo isso são questões relevantes. Vamos tocar no coração das pessoas com essa marca para poder comunicá-la para o mundo”, conclui.
Fotos: Juliane Marques