Rio Claro realiza nesta quinta-feira (29) encontro sobre empregabilidade para pessoas com deficiência. Além desse público específico, o evento é direcionado, ainda, a profissionais de RH, empresas, estudantes e demais interessados. As atividades começam às 13h30, no Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, 2880, Vila Operária).
O encontro terá relatos de pessoas com deficiência sobre experiências no mercado de trabalho, participação de representantes do PAT Rio Claro, do Polo de Empregabilidade Inclusiva e do RHBrasil, que fornecerão para pessoas com deficiência, empresas e profissionais da área de gestão de pessoas várias informações relativas à inserção no mercado de trabalho.
Também participam do encontro o Senac, falando sobre capacitação para o mercado de trabalho, Fundação Municipal de Saúde, abordando habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, e Sicoob Cocre, levando informações a respeito de educação financeira, segurança e prevenção.
No rol do Centro Cultural estarão expostas peças artesanais de integrantes do programa de Encomia Solidária e de Bia Reis Artesã. A escola Puríssimo também estará representada por intermédio de empresa júnior que vai expor projeto sobre placas táteis em braile.
Paulo Meyer, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Caged, as empresas de Rio Claro aumentaram a contratação de pessoas com deficiência em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Estamos começando a ver resultados dos importantes trabalhos realizados nesse campo pelo PAT e pelo Polo de Empregabilidade Inclusiva”, comenta Meyer, acrescentando que empresas de RH também estão ampliando o trabalho para a contração de pessoas com deficiência, em uma mudança positiva em termos de inclusão.
Os presentes ao evento desta quinta-feira poderão fazer cadastro e entregar currículos para as empresas e grupos participantes que trabalham com a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
O evento é organizado pela prefeitura de Rio Claro por meio da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência – vinculada à Secretaria de Cultura – e Diretoria de Políticas Especiais, com apoio de Sicoob Cocre; Senac; Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Claro, vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico; Polo de Empregabilidade Inclusiva, ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência por meio do programa Meu Emprego Inclusivo; e RHBrasil Recursos Humanos.
Foto: Divulgação/Prefeitura