Diretores e membros Parlamento Regional da Aglomeração Urbana de Piracicaba (Praup), tomaram posse nesta terça-feira (13), em solenidade no auditório do Engenheiro Central, em Piracicaba. Reativado, o grupo formado por vereadores de 25 cidades unem forças para que o projeto do governo paulista que cria a Região Metropolitana de Piracicaba seja aprovado com brevidade. A proposta tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Alesp.
Presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira dos Santos integra a Diretoria do Parlamento. Ele esteve no ato acompanhado dos vereadores Carol Gomes (Cidadania), Adriano La Torre (Progressistas), Val Demarchi (DEM), Diego Gonzalez (PSD), Geraldo Voluntário (MDB) e Julinho Lopes (Progressistas) que também representam Rio Claro neste grupo político regionalizado. O vereador Rodrigo Guedes (PSB) esteve ausente por compromisso assumido anteriormente. O Legislativo municipal contou ainda com as presenças do vereador Sivaldo Faísca (DEM) e do vice-presidente Hernani Leonhardt (MDB).
“Estamos aqui em prol da elaboração de projetos coletivos que possam acelerar o atendimento às demandas que são comuns nos municípios”, disse José Pereira. “Através do Parlamento, as reivindicações de Rio Claro, a partir de agora, chegam com o peso de 1,5 milhão de habitantes”, acrescentou o presidente ao referir-se à área abrangente do Parlamento.
A Alesp se fez representada no evento pelos deputados Roberto Morais (Cidadania), Alex de Madureira (PSD) e Murilo Félix (Podemos). A Mesa Principal foi coordenada pelo presidente eleito do Parlamento do Aglomerado e presidente da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta, e o vice-prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferratto. Presidente da Câmara de São Pedro, Carlos Eduardo Oliveira, o Dú Sorocaba (PL), eleito primeiro secretário e Jean Carlos Ferreira (Cidadania), presidente da Câmara de Iracemápolis, segundo secretário também estiveram na Mesa.
“É a realização de um sonho. O Praup estava desativado desde 2016 e agora podemos afirmar que temos um grupo forte para encaminhar as reivindicações para os governos estadual e federal”, disse Gilmar Rotta. “Vamos juntos buscar a realização da última etapa que falta para completar essa nossa ação. Acredito que em pouco tempo a Região Metropolitana será realidade”, completou.
O deputado Roberto Morais fez justa homenagem ao lembrar o início da luta para que a Região Metropolitana de Piracicaba pudesse avançar. “Quero aqui agradecer o eterno deputado Aldo Demarchi. Foi ele quem idealizou e lutou muito para que o governo paulista pudesse ouvir a nossa região”, disse Morais.
No encerramento, Gilmar Rotta confirmou que a primeira reunião do Praup vai ser realizada no dia 14 de setembro deste ano, a partir das 9 horas, em Piracicaba. O local será confirmada nos próximos dias. “A partir deste dia, vamos receber demandas em forma de requerimentos para efetivamente iniciar os trabalhos”, disse.
Rio Claro integra o Polo 3 do Praup, coordenado por José Pereira dos Santos, que é composto também pelas cidades de Analândia, Charqueada, Corumbataí e Ipeúna. Ao todo, são cinco polos de trabalho.
Foto: Divulgação