Qualquer coisa que estiver disposto a realizar, necessita de uma estratégia ou de um modelo de como poderia funcionar. Um mapa facilitaria sua caminhada em direção aonde deseja ir. Embora um mapa sirva de referência para o seu destino, ele apenas serve de orientação e precisa ser interpretado de modo a ser útil.
Senão, vejamos, você pode possuir um mapa de Rio Claro com todas as referências das ruas, avenidas, bairros e isso é bom. Mas, de que serviria se você utilizasse esse mesmo mapa para tentar circular em Piracicaba? Poderá causar uma grande confusão, não é?
Talvez você diga: – Ah! Quero manter meu corpo saudável, mas não quero sair do meu sofá. Ou: – Desejo fazer um concurso público, mas não quero estudar. Ou ainda: – Quero aprender Inglês, mas falta tempo. Como você já sabe, tudo na vida você paga um preço e necessita de ação. Algo que transcenda sua alma.
No livro Coragem sob Fogo, de James Stockdale, ele relata que em setembro de 1965 seu avião foi abatido na guerra do Vietnã. Sofreu inúmeras torturas na prisão de Hoa Lo – famosa por manter prisioneiros de guerra importantes. Ao longo de oito anos foi submetido em confinamento, espancado, chicoteado junto com outros prisioneiros de guerra.
Depois de vários anos, quando lecionava na Universidade Stanford, seu amigo Jim Collins lhe pergunta como sobreviveu a esses anos de tortura. “Jamais perdi a fé no fim da história” e acrescentou: “Aliás, não apenas tinha a certeza que sairia dali, mas também que iria sobreviver e transformar essa passagem de minha vida numa lição”.
Collins queria saber quem foram os prisioneiros que não sobreviveram. “Oh, isso é simples”, disse Stockdale: “Os otimistas! Sim, aqueles que diziam: – Estaremos fora daqui até o Natal. O Natal chegava e nada. Então eles diziam: – Estaremos fora daqui até a Páscoa. A Páscoa chegava e nada. E assim jogavam a esperança em outra data e nada. Quando viam era Natal outra vez e eles ainda estavam lá. Eles morriam de agonia, com o coração partido”.
Depois de um breve silêncio James olha para seu amigo e completa: “Essa é uma lição muito importante. Você não pode confundir a fé de que vai sobreviver no final – que você não suportaria perder – com a disciplina de confrontar os fatos brutais da realidade, sejam eles quais forem”.
É extremamente perigoso a naturalidade com que confundimos um propósito claro e definido com ideias vagas e abstratas. Queremos impor certo otimismo em relação a situações mais difíceis, mas esquecemos de encarar a realidade dos fatos. Queremos mudar, mas não queremos agir.
Empenhar-se é além de tudo na sua vida um grande ato de fé que move montanhas.
Pense nisso!