Acompanhado por milhares de fãs e torcedores, o cortejo fúnebre de Pelé durou cerca de 4 horas pelas ruas de Santos até chegar ao Memorial Necrópole Ecumênica, onde o corpo foi sepultado ontem (3) em cerimônia reservada aos familiares e pessoas próximas ao Rei do futebol.
O caixão com o corpo de Pelé foi levado por uma viatura do Corpo de Bombeiros e escoltado por batedores da Polícia Militar. Durante o trajeto, as pessoas, emocionadas, davam seu último adeus ao maior futebolista de todos os tempos.
Em determinado momento, o cortejo parou defronte à casa da mãe de Pelé, dona Celeste, que recentemente completou 100 anos de idade. Da sacada da residência, a irmã de Pelé, Lúcia, de 78 anos, acompanhada de demais familiares e amigos prestou sua última homenagem ao irmão falecido.
Ao velório, que teve início na manhã de segunda-feira (2) e terminou às 10 horas de ontem (3), compareceram, segundo estimativas do Santos FC, cerca de 230 mil pessoas, dentre elas ex-companheiros de Pelé no Santos e na Seleção Brasileira, além de celebridades do meio esportivo, político e social.
Compareceram ao velório de Pelé o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.
Porém, a ausência de renomados atletas da atualidade, como Neymar e de ex-atletas como os campeões mundiais nas Copas de 1994 e 2002, foi notada e muito criticada por fãs de Pelé, dentre eles o comentarista Neto, da TV Band. O ex-volante Mauro Silva, campeão do mundo em 94 e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, se fez presente representando a entidade.
Entretanto, uma das mais bonitas homenagens partiu do ex-radialista Osmar Santos, o Pai da Matéria, que durante muitos anos foi ao lado de Fiori Giglioti, o maior nome do rádio esportivo paulista.
Osmar, que deixou o rádio em 1994 vítima de um acidente automobilístico que lhe causou sequelas na fala, teve força para soltar o seu mais conhecido bordão: E que gooooool, Pelé!
O maior nome do futebol mundial em todos os tempos sai de cena definitivamente e consolida o seu espaço na eternidade. Viva Pelé!
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Ronaldo Silva