A perda da audição, seja por fator genético, doenças ou por exposição a ruídos, está na pauta de trabalho de Moisés Marques (Progressistas). Na manhã desta quinta-feira (3), o vereador esteve no Centro de Habilitação Infantil (CHI) Princesa Victória acompanhado pelo deputado federal Capitão Derrite (Progressistas) onde foi feita a entrega de aparelhos auditivos para o município por meio da emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil.
“É gratificante participar desta entrega”, afirmou o Capitão Derrite ao salientar que a perda da audição é um problema preocupante em muitas cidades. “Tenho um olhar permanente em busca de mecanismos que possam amenizar essa situação”, acrescentou o deputado ao confirmar que a emenda possibilitará atender 60% da demanda local e afirmou: “Vamos apresentar mais uma emenda parlamentar para zerar o déficit por aparelhos auditivos em Rio Claro”.
Moisés Marques, que solicitou apoio do deputado Derrite, avalia a entrega dos aparelhos como “uma iniciativa que merece ser destacada por sua amplitude de alcance”. O vereador observou que a perda auditiva gera problemas múltiplos à pessoa acometida. “Esta demanda se arrasta desde 2018. Famílias vivem com a angústia de entes queridos que buscam a melhora da qualidade de vida por meio da recuperação da audição. Com o apoio do Capitão Derrite, Rio Claro, a partir de agora, vai poder dar resposta para essas pessoas”, pontuou o vereador.
A Plena Audição, vencedora do processo licitatório para gerir o trabalho, será a responsável pelos trâmites necessários para que a pessoa beneficiada possa receber o aparelho. A fonoaudióloga da empresa, Karoline Frutuozo esteve presente no CHI ao lado de Nathália Rodrigues, da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Juliene Patrícia Antonio do Princesa Victória.
Segundo Karoline Frutuozo, os procedimentos envolvem o trabalho para detectar a perda auditiva, definição do tipo de aparelho a ser utilizado, adaptação do aparelho e acompanhamento. “Se a pessoa está com perda auditiva há muito tempo é necessário acompanhamento especial para verificar a resposta ao procedimento”, explicou a fonoaudióloga. “Levantamento inicial mostra que aqui em Rio Claro há um número expressivo de idosos que precisam de atenção neste setor”, completou.
No encerramento da reunião, Moisés Marques e o Capitão Derrite realizaram a entrega dos aparelhos para cinco pessoas que se encontravam no CHI. Entre eles, o garoto Heitor Garcia, de apenas 7 anos. Familiares agradeceram a iniciativa e externaram a alegria vivida no momento. “O exercício da vida pública só se justifica para viabilizar momentos como este”, finalizou o vereador.
O deputado federal Derrite cumpriu mais duas agendas em Rio Claro na quinta-feira. Reuniu-se com a direção da Santa Casa de Misericórdia, onde tomou conhecimento in loco das principais carências e encerrou na sede da Guarda Civil Municipal com representantes da corporação e das polícias Civil e Militar.
Foto: Divulgação