A deputada e líder da Frente Parlamentar de Defesa do Direito das Pessoas com Deficiência no Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro esteve nessa segunda-feira (5) em Rio Claro. Na visita, esteve na Câmara Municipal onde foi recebida pela Frente Parlamentar Municipal da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras encabeçada pelos vereadores Rodrigo Guedes (PSL) e Vagner Baungarter (PSDB).
Ao falar dos desafios para que a inclusão, seja no mercado escolar ou no ambiente escolar, se torne realidade, Valéria Bolsonaro enfatizou: “Esta causa é apartidária. É preciso unir forças, por isso estou percorrendo o Estado em busca de Câmaras Municipais que se sensibilizem. Fico feliz em saber que Rio Claro já conta com a sua Frente Parlamentar”, disse a deputada estadual.
Ao falar da pessoa com deficiência, Valéria Bolsonaro assinalou que políticas públicas precisam ser implantadas e respeitadas pelos gestores públicos para que avanços sejam confirmados. “A pessoa com deficiência necessita de um meio diferente de comunicação para que possa se desenvolver”, observou. “A abertura de vagas no mercado de trabalho e a obrigatoriedade de se ter profissionais capacitados na rede de ensino fazem toda a diferença”, completou a deputado ao externar que muitos trabalhos serão desenvolvidos nesta parceria estabelecida com a Câmara Municipal.
Valéria Bolsonaro também confirmou por meio do apoio que conseguiu com o deputado federal Paulo Freire (PL) emenda parlamentar para Rio Claro. “Este recurso, segundo o vereador Rodrigo Guedes, que esteve em meu gabinete na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp, será destinada à Secretaria Municipal de Agricultura para a compra de um caminhão”, confirmou a deputada.
Com a atenção da primeira-dama Michelle Bolsonaro, a deputada Valéria também confirmou que Rio Claro vai receber máscaras e álcool gel por meio do programa Pátria Voluntária. Estes materiais devem ser encaminhados para o Asilo São Vicente de Paulo pelo Fundo Social de Solidariedade.
Outra verba que a deputada trará para Rio Claro será destinada para a aquisição de aparelhos auditivos, com o objetivo de zerar a fila de espera do município. Serão 1100 aparelhos, que devem atender 550 pessoas.
Em visita ao Diário, deputada defendeu o voto auditável
A deputada estadual Valéria Bolsonaro esteve na redação do Diário do Rio Claro, onde falou sobre o cenário para as eleições do próximo ano. Ainda sem filiação, Valéria assegurou que aguarda apenas a definição do Presidente Jair Bolsonaro – que também segue sem partido – para que acerte uma coligação. “Com certeza vou me filiar com o partido do Presidente, ele já teve conversas com vários, está avaliando as possibilidades e, assim que ele definir, vou seguir essa linha”, disse a deputada que está sem partido desde dezembro do ano passado, quando se desligou do PSL.
Com a intenção de novamente disputar uma vaga como deputada estadual, Valéria acredita que as eleições do próximo ano serão muito difíceis e ainda mais polarizadas. “Nós vimos como foi a manifestação do último sábado, quando quebrando tudo na capital. E se na última eleição foi uma facada, o que podemos esperar?”, questionou.
Na opinião da parlamentar, o voto impresso se mostra como uma forma de promover uma eleição mais limpa e auditável. “A proposta é que uma impressora ao lado da urna imprima o voto, a pessoa pode ver o seu voto impresso e ele cai em uma urna lacrada. Ele não leva o seu voto impresso embora. Os mesmos fiscais que fecham os números da urna digital, fecham da urna impressa, para ver se esses números estão batendo”, defendeu.
Por Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro