Estamos acostumados a reclamar das coisas que acontecem ao nosso redor. Reclamamos do tempo, reclamamos do calor, reclamamos do frio, reclamamos da espera na fila da padaria, do supermercado, da espera da consulta médica. Reclamamos do nosso corpo, do nosso bairro e da nossa cidade, tudo é motivo para reclamar.
Reclamar também cria um ciclo auto sustentável. Somente que em vez de facilitar, esse sistema dificulta fazer o que tem de importância. Pode-se dizer que é uma “espiral descendente”. À medida que aumenta o seu hábito de reclamar, mais se aumenta o seu stress.
Quando temos emoções negativas nossa mentalidade se estreita. Ficamos menos abertos a novas ideias e a outras pessoas. Isso enfraquece nossos recursos físicos, intelectuais e psicológicos, esgota nossas reservas e torna mais difícil lidar com os próprios desafios ou frustrações que provocaram a reclamação inicial. E assim vai.
Meu esporte favorito, o futebol, principalmente o de salão, onde participei de campeonatos, o nosso time era um desfile de reclamações. Reclamava-se do goleiro, da defesa, do centroavante e, principalmente, do juiz. A gente pensava em se divertir, mas era um nervosismo total.
Certo dia, em um dos treinos, sugeri que quando perdêssemos a posse da bola, ao invés de reclamar, focássemos em como conseguir a posse dela novamente. E quando errássemos um passe para o outro companheiro, ao invés de pedirmos desculpa, disséssemos: – A próxima eu acerto!
Somente essa mudança de atitude, o nosso time começou a se divertir mais e o stress que era muito comum nos jogos começou a mudar. O nosso time nunca foi campeão, mas sempre ganhamos os jogos mais difíceis. E conseguíamos agora enxergar os pontos fortes de cada um de nós e estar gratos por isso.
Existe uma fórmula que facilita mudar os hábitos. B. J. Fogg, fundador do Behavoir Design Lab da Universidade Stanford, diz que para criar um novo hábito, somente precisamos encontrar algo que fazemos e vincular a isso um novo comportamento. A fórmula é: “Depois de fazer X, eu vou fazer Y”.
De posse dessa fórmula, podemos aplicá-la para fazer da gratidão e do elogio (sincero, é claro) usando o seguinte modelo: “Depois de reclamar,vou expressar gratidão por alguma coisa”. Comece a aplicar essa fórmula e ficará chocado ao notar quanto você reclama.
Permita-se vincular gratidão a todas as reclamações. Quando se pegar dizendo: “Que calor que está fazendo”, acrescente: “Obrigado por minha pele estar saudável”. Ao se lamentar com “Eu esperava perder mais peso esta semana”, acrescente: “Que bom zelar pelo meu peso e pela minha saúde”. No começo a mudança pode ser um pouco difícil, mas acredite, em vez de reclamar, agradeça. Pense nisso!