O número de pacientes hospitalizados no município de Rio Claro por causa do coronavírus quase dobrou em uma semana. Na quarta-feira passada (13), Rio Claro tinha 39 pacientes internados por coronavírus, agora são 76, um aumento de 37 pacientes hospitalizados. No boletim divulgado na quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde constam 58 novos casos confirmados de Covid-19, totalizando 7.303 casos positivos.
A situação reforça a necessidade de serem mantidos os cuidados preventivos, que incluem distanciamento social, uso de máscara e higienização adequada das mãos.
Dos 76 internados, 44 estão na rede pública de saúde e 32 na rede particular. Deste total, 30 pacientes estão em UTI. O município permanece com 177 mortes provocadas pela doença. Já o número de recuperados, até o momento, é de 6.696 pessoas.
ESTADO
A ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) em todo o estado de São Paulo chegou ontem (20) a 70%, maior taxa registrada desde o início do ano. No dia 5 de janeiro, estava em 62,5%, o que indica que as internações vêm crescendo em um ritmo muito forte e rápido em São Paulo nas últimas semanas.
NOVA RECLASSIFICAÇÃO
Os leitos de UTI de todo o estado estão sendo ocupados, neste momento, por 6.053 pessoas. Por causa desse aumento na taxa de ocupação, o governo paulista anunciou, ontem (20), que fará uma nova reclassificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira (22). A expectativa é que mais regiões do estado regridam de fases.
Será a terceira vez, somente neste mês, que o governo paulista promove a reclassificação no Plano São Paulo. A primeira ocorreu no dia 8 de janeiro e a expectativa do governo era de que a próxima fosse feita somente no dia 5 de fevereiro. Mas com o crescimento rápido da contaminação, o governo acabou fazendo uma nova reclassificação no plano na sexta-feira (15).
Foto: Divulgação / Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil