Caminhonetes foram os maiores alvos dos criminosos e a maioria das vítimas possuía entre 50 a 60 anos.
Confira os automóveis e motos levados, os perfis das vítimas e os locais dos crimes.
Através do levantamento de ocorrências feito pelo Diário do Rio Claro, foi constatado que, entre segunda, terça e quarta-feira (15, 16 e 17), dez boletins de ocorrência de furtos e roubos de veículos foram registrados no plantão policial do município. No caso dos furtos, o relato das vítimas é o mesmo. “Me ausentei por um determinado tempo e, quando retornei, meu veículo não estava mais no local”.
Um motorista de 59 anos, na noite da segunda-feira (15), estacionou seu veículo no Parque Universitário e se distanciou deste por duas horas, enquanto frequentava um culto na cidade. Quando retornou, não o encontrou mais lá. O carro levado foi uma caminhonete.
Outro rio-clarense, de 35 anos, também foi vítima de furto enquanto frequentava um culto. Nesse caso, o crime aconteceu no Centro, às 21 horas da segunda-feira (15). Similarmente ao primeiro caso citado, duas horas foram necessárias para levarem seu automóvel.
Já um mestre de obras de 55 anos foi vítima de furto na terça-feira (16), após deixar seu veículo estacionado na Avenida 2, Vila Santa Teresinha. A vítima relata que na data dos fatos, às 8h20, ao procurar seu automóvel da marca VW/Voyage, constatou que havia sido furtado.
Um funcionário público de 52 anos, morador de Rio Claro, também teve seu veículo furtado na madrugada de segunda-feira (16). A vítima relatou que estacionou próximo à Câmara Municipal e, ao retornar cinco horas depois, não encontrou mais seu carro. O produto de furto é um automóvel Celta. Dentro do veículo estava a chave de outro automóvel da fundação municipal de saúde de Rio Claro.
Um casal de 59 e 53 anos passou pela mesma situação na segunda-feira (15), às 11 horas. As vítimas relatam que se ausentaram do local, na Avenida 12, no Santa Cruz, por 20 minutos e, quando retornaram, tiveram a surpresa nada agradável.
Roubos
Ainda na segunda-feira (15), no Jardim Kennedy, às 21 horas, um homem de 50 anos relatou ter estacionado no local e desceu para entregar um documento. Quando voltou, um outro automóvel preto surgiu e foi posicionado de modo a impedir sua saída. Foi quando dois criminosos desceram do carro armados e disseram para que a vítima deixasse todos os pertences e não olhasse para trás. O veículo levado também foi uma caminhonete.
Um outro crime aconteceu na Rua 8, Ajapi, na madrugada de terça-feira (16). Um grupo de oito amigos foi surpreendido por quatro criminosos, sendo dois armados. Os acusados colocaram as armas na cabeça das vítimas do primeiro carro e pediram para que todos descessem. Os criminosos entraram na caminhonete roubada e foram embora levando também 650 reais em dinheiro e celulares. O veículo acabou sendo localizado na terça-feira (16).
Ainda na terça (16), às 20 horas, no Bairro Saúde, um jovem de 23 anos seguia com sua moto Yamaha pela Rua 1, quando foi fechado por uma motocicleta ocupada por dois indivíduos. Um deles fez menção de estar armado e eles exigiram a entrega da moto. A vítima desceu e o carona assumiu a direção da moto da vítima.
Outro caso ocorreu na Vila Alemã, por volta das 20h30. Um homem de 53 anos teve sua caminhonete Chevrolet roubada. A vítima relata que quando saía com seu carro, se aproximou uma motocicleta ocupada por dois indivíduos. O piloto da moto, armado com uma pistola, ameaçou o motorista e o fez descer do veículo. O garupa assumiu a direção da caminhonete e os dois se evadiram.
Números
De acordo com dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, o número de roubos de veículos em Rio Claro, de janeiro até agosto deste ano, é superior ao número de roubos de diversas cidades da região.
Em Rio Claro, aconteceram 197 roubos de veículos desde o início do ano. Em Limeira, no mesmo período, 63 veículos foram roubados. Piracicaba tem 180 registros. Araras foram 46 roubos de veículos e, em Americana, 72 veículos roubados.
Furtos
Em relação aos furtos, 216 ocorrências foram registradas em Rio Claro. Na cidade de Limeira, foram 571 carros furtados. Piracicaba teve 677 veículos foram furtados. Em Araras, o registro é de 217 furtados. Em Americana, 849 carros foram furtados. Os dados são de janeiro a agosto deste ano. As mesmas estatísticas apontam que, em Rio Claro, no mesmo período, 323 veículos foram recuperados pela polícia