Na presença de autoridades policiais, os vereadores da Câmara de Santa Gertrudes aprovaram nessa segunda-feira (29) dois projetos de leis ligados ao setor de segurança pública. Em sessão extraordinária, foram aprovados os projetos que autorizam o Executivo a adquirir viaturas para a Guarda Civil Municipal e ceder funcionários para a Polícia Civil.
Em primeira votação, foram aprovados, por unanimidade dos presentes, o PL 29, autorizando o Executivo a ceder funcionários à Política Civil: três guardas municipais e um escriturário que darão expediente na Delegacia de Polícia; e o PL 32, permitindo ao prefeito Rogério Pascon (PTB) a abertura de crédito adicional especial e alteração dos dispositivos das Leis Financeiras, destinados à manutenção da secretaria de Segurança (aquisição de veículos).
“A lei é um dos documentos necessários para darmos continuidade à operação de crédito autorizada pelo Desenvolve SP – Agência de Fomento do Estado, para fins de aquisição de veículos para a frota Municipal, dentro do programa Linha Frota Nova”, justifica Pascon.
AGRADECIMENTO
A compra de veículos para a frota municipal é um pedido do vereador Reginaldo Pereira da Silva , o Totó (PSC). Em setembro de 2018, o vereador apresentou a Indicação 228, solicitando ao prefeito adquirir uniformes, armamento e viaturas para a Guarda Municipal, “além de cancelar os aluguéis dos veículos que são usados na Guarda, e que a verba gasta com os pagamentos seja direcionada para a aquisição dos itens mencionados”, afirmando que “o valor gasto com o aluguel dos carros é alto, podendo ser investido na própria Guarda”.
Na tribuna, Totó afirma: “alugar veículos ou outros bens que podem ser comprados gera um gasto constante; se comprar em curto prazo, está pago e fica como patrimônio; agradeço ao prefeito por atender minha solicitação”, enfatiza.
URGÊNCIA
Entendendo a urgência das matérias, o presidente da Câmara de Santa Gertrudes, Antonio Carlos Candido, o Gordinho (PTB), consultou os demais vereadores para a possibilidade de os documentos serem votados também em segunda discussão e recebeu permissão; assim, os PLs foram aprovados também em segunda votação. “Como as matérias são importantes para melhorar o setor de Segurança Pública, a votação requer urgência”, explicou Gordinho.
PRESENÇA
A sessão foi acompanhada pelo delegado seccional Paulo Henrique Nabuco de Araujo; André Luís Alvares Müller – delegado titular; Valdecir Luís Kaleffi – investigador; e pelos guardas civis Luís Carlos Martins Sobrinho, Claudio Roberto Celestino e Marcelo Secco. Participaram dos trabalhos, além do presidente e de Totó, Aécio Bisesto, o Paraná (PTB), Alexandro Souza Vieira, o Alexandro do Iporanga (PSC), Isaias Lino do Couto (PSC), Levy Xavier Ferraz (PRB), e Willian Bento (PTB).
Esta semana termina o período de recesso legislativo. A próxima sessão ordinária será dia 6 de agosto.