Santa Gertrudes completa na terça-feira, dia 16 de agosto, 74 anos de emancipação. De acordo com Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), o setor industrial cerâmico tem uma relevância muito significativa no contexto econômico da cidade. Hoje, 85,8% dos empregos gerados na indústria local tem ligação direta com o setor cerâmico.
A cidade sedia atualmente sete grupos cerâmicos associados à Aspacer que, em alguns casos, operam em até mais de uma planta industrial. São eles: Embramaco, Incopisos, Cerâmica Villagres, Almeida, Cedasa Cerâmicas, Formigres Pisos e Revestimentos Cerâmicos e Viva Cerâmica.
Levantamento feito junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que tem como referência o mês de julho deste ano, mostra que na cidade são gerados pela indústria 7.131 postos de trabalho, sendo que deste volume, 6.119 postos, ou seja, 85,80% dos empregos são originados pela indústria cerâmica.
“O setor industrial cerâmico é muito amplo e tem uma cadeia produtiva extensa. Dentro desse contexto, se levarmos em conta esse fator, os números de empregos gerados são muito maiores. No entanto, mais do que empregos, o setor cerâmico gera desenvolvimento e movimenta de maneira muito relevante a economia de toda região”, destaca o diretor de Relações Institucionais da Aspacer, Luís Fernando Quilici.
Ainda de acordo com o Anuário Energético divulgado pelo governo de São Paulo, além da geração de empregos, o setor industrial cerâmico faz com que a cidade de Santa Gertrudes figure atualmente como, a terceira maior consumidora industrial de gás natural no estado de São Paulo ficando atrás somente de Cubatão e São Paulo.
Solidariedade
A Aspacer junto com o Sincer (Sindicato Patronal da Indústria Cerâmica) durante muitos anos tem contribuído com a sociedade de Santa Gertrudes e região. Entre 2020 e 2021, por exemplo, foi feita a doação de cinco respiradores hospitalares. Dois deles foram doados para a prefeitura de Santa Gertrudes e outros três para a Santa Casa de Rio Claro. Além disso, toda a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi realizada na sede da Aspacer, que cedeu seu prédio para que fossem realizadas todas as etapas, inclusive com realização drive-thru aos finais de semana e até a noite. Ainda em 2021, as duas entidades realizaram também a entrega da construção da nova base da Polícia Militar de Santa Gertrudes onde foram investidos pelas entidades cerca de R$ 600 mil.
Já neste ano, teve início as obras de pavimentação das estradas vicinais no polo cerâmico de Santa Gertrudes. O pedido de recuperação das estradas feito pela Aspacer foi atendido pelo governo do estado e atualmente estão sendo investidos cerca de R$ 90 milhões em 16 km de estradas rurais.
Foto: Divulgação