O cuidado com a saúde física e emocional dos profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos nesta pandemia tem sido um dos princípios do trabalho desenvolvido pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Saúde. Psicólogos têm se mantido à disposição dos servidores que atuam nos serviços de pronto-atendimento do município para acolher e atender os funcionários que sentirem essa necessidade.
“Os atendimentos contemplam os servidores que atuam tanto nos plantões diurnos como nos noturnos, em uma iniciativa de cuidar do funcionário e também da qualidade do trabalho que ele desenvolve”, observa o secretário Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Os psicólogos atuam em plantões de 6 horas diárias, das 16 às 22 horas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro do Estádio e também no Pronto Atendimento do Cervezão. A iniciativa visa dar apoio emocional aos servidores que neste momento tem sido tão exigidos e muitas vezes precisam deste atendimento.
Além disso, o município realiza a cada 30 dias a testagem dos funcionários da linha de frente para Covid-19. “Com isso também identificamos casos assintomáticos, evitando a transmissão da doença para outras pessoas”, acrescenta Maurício.
“Os funcionários da saúde vem se dedicando diariamente nos atendimentos a quem precisa e estão na linha de frente no combate à pandemia”, observa o prefeito João Teixeira Junior. “São verdadeiros heróis que merecem o nosso reconhecimento e também nosso cuidado, inclusive para que possam continuar cuidando de quem procura o serviço de saúde”, acrescenta o prefeito Juninho.
A administração municipal tem mantido aberto o diálogo com os profissionais inclusive acatando sugestões e pleitos, quando legalmente possível.
Foto: Divulgação