A Secretaria de Saúde de Rio Claro esclarece que nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 fora do período de validade foi aplicada no município. Sempre que chegam vacinas no município, as informações referentes aos lotes e vencimento são averiguadas. Nunca ficam em estoque vacinas com data de validade anterior às novas doses recebidas.
A matéria de repercussão nacional apontou dois lotes de vacinas como tendo sido utilizados em Rio Claro após o vencimento. A Vigilância Epidemiológica observa que as vacinas de um destes lotes sequer chegaram a ser recebidas pelo município. Já as doses com vencimento em 14 de abril, do lote 4120Z005 da Astrazeneca, estavam entre as primeiras que o município recebeu, em 27 de janeiro. Essas doses foram utilizadas imediatamente, esgotando-se nas duas semanas seguintes ao recebimento, bem antes do prazo de validade. É possível que tenha havido erro na inserção dos dados no sistema utilizado para registrar a vacina aplicada, com a seleção de lote equivocado.
O número do lote é anotado no comprovante de vacinação de quem é imunizado. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas confiram essa carteira de vacinação comparando com os lotes divulgados e datas de validade, confirmando o recebimento antes da data de vencimento da vacina. Caso alguém tenha dúvidas, deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, que está à disposição para esclarecimentos.
CORUMBATAÍ
A prefeitura de Corumbataí também se posicionou sobre o fato e informou que a cidade não aplicou vacinas vencidas. Esclareceu que a sala de Vacina da Unidade de Saúde André Gimene não recebeu o lote. “A discrepância nas informações se dá por um erro de digitação do lote no sistema VACIVIDA. Afirmamos com segurança que ninguém foi vacinado com dose vencida, basta conferir na carteira de vacinação a data em que recebeu a dose da vacina e o lote da mesma”, comunicou em nota.
Foto: Divulgação