Para facilitar o acesso das crianças à vacina contra Covid, o município de Rio Claro realizará neste mês de fevereiro vacinação em escolas da rede pública municipal para crianças de 5 a 11 anos. Em parceria da Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Municipal da Educação foram definidas escolas que funcionarão como posto de vacinação, atendendo também alunos de escolas próximas.
“O objetivo é estimular a vacinação das crianças atendidas em nossa rede de ensino”, observa a secretária municipal da Educação, Valéria Velis. A Seção de Imunização da Vigilância Epidemiológica providenciará treinamento da equipe de vacinação, que fará o atendimento das crianças em dois períodos: das 7 às 11 e das 13 às 17 horas.
De acordo com a enfermeira Fabyolla Lourenço, coordenadora da vacinação, os responsáveis poderão levar as crianças para a vacinação ou assinarem o “Termo de Assentimento Livre e Esclarecido” autorizando a vacinação, que será acompanhada pelos servidores das escolas municipais. “É importante que façam o cadastro no site do Vacina Já”, orienta Fabyolla. O site é www.vacinaja.sp.gov.br.
A Fundação de Saúde lembra que, se houver necessidade, o cronograma inicial pode ser alterado a qualquer momento. As diretoras de todas as escolas municipais terão canal de comunicação direto com a Vigilância Epidemiológica. Além disso, nos casos em que os pais não puderem se deslocar até a escola, a criança será atendida normalmente, desde que as crianças estejam com o termo social devidamente assinado pelos responsáveis.
A vacinação nas escolas começa na terça-feira (8), quando serão atendidos os alunos da escola Dennizard França Machado, em Batovi. Os estudantes da escola Benedicto José Zaine, em Ferraz, serão vacinados na quarta-feira (9). Na quinta-feira (10) o atendimento será na escola Celeste Calil, no Jardim Novo Wenzel, e, também nesta escola serão vacinados os alunos das escolas Luiz Martins Rodrigues Filho e Caminho da Vida Margarida Penteado. Na sexta-feira (11) a vacinação será na escola Octávio José Chiossi, no Jardim Novo 1, e inclui alunos da Theodoro Koelle. Em Batovi e Ferraz também serão atendidas também crianças que não alunos da rede municipal.
A vacinação nas escolas se estende até 25 de fevereiro, com atendimento em 14 escolas. O cronograma prevê que as crianças que residem em Assistência e Ajapi serão vacinadas nas unidades de saúde da família destes distritos, por meio de agendamento realizado na própria unidade.
Foto: Divulgação