O município de Birigui (SP) será sede do importante Campeonato Mundial de Kart, em outubro de 2020.
O anúncio foi feito nessa quarta-feira (14) pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), após reunião com o ex-piloto de F1 e atual piloto de Fórmula E, Felipe Massa, que é também presidente da Comissão Internacional de Kart (CIK), pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
O encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes também contou com o empresário Ricardo Gracia, presidente do Kartódromo Internacional Speek Park, o piloto e multicampeão de stock car, Cacá Bueno, e o secretário estadual de Esportes, Aildo Ferreira.
Resta apenas um aspecto burocrático, que não deve trazer grande dificuldade: a confirmação pelo Conselho Mundial da federação.
“Fico feliz em anunciar que São Paulo será sede do Campeonato Mundial de Kart, em 2020. A competição irá ocorrer no Speed Park, em Birigui. O kart é a porta de entrada para a F1, para que possamos ter novos ídolos nesse esporte, que é a paixão de tantos brasileiros”, disse o governador.
“Eu acho que a importância do governo apoiar é sensacional porque ajuda a criar os nossos pilotos e o automobilismo. Fico muito feliz em estar aqui, agradeço e tenho certeza que vai ser o melhor campeonato da história”, afirmou Massa que, em agosto do ano passado, esteve no kartódromo para fazer uma visita técnica e elogiou a estrutura do espaço.
“O Brasil tem bons kartódromos, mas com esta estrutura e com este tamanho, não. Vamos tentar trazer bons campeonatos brasileiros para cá e um mundial. É a minha vontade trazer o mundial de kart para Birigui em 2020”, destacou naquela ocasião.
Para se ter uma ideia da projeção do evento, basta dizer que a competição reúne cerca de 600 pilotos e outras 4 mil pessoas envolvidas na organização das provas e das equipes, além do público atraído pelas competições .
O KARTÓDROMO
O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui já é referência no Estado de São Paulo. O idealizador do projeto foi o empresário Ricardo Gracia, um amante do automobilismo, que viu no kartódromo uma oportunidade de transformar sua paixão em um negócio. O local começou a ser construído em 2016, foi inaugurado em março de 2018 e já recebeu várias competições estaduais e nacionais.
Segundo a assessoria de imprensa do kartódromo, o Speed Park tem uma das maiores pistas da América Latina.
“O seu diferencial é a ampla estrutura que oferece 40 traçados na pista principal e uma área gastronômica totalmente climatizada e sua alta tecnologia, contendo o único Sistema de Bandeiras Digitais da América Latina, que possibilita um maior dinamismo nas sinalizações de pista aos pilotos e às pessoas que estiverem assistindo a corrida”.
CAMPEONATO BRASILEIRO
O kartódromo internacional Speed Park vai receber também no ano que vem o Campeonato Brasileiro de Kart. A cidade de Vespasiano, em Minas Gerais, também estava na briga, mas com a confirmação do Mundial, Birigui ganha mais uma importante competição.
Isso será importante também para que os pilotos se preparem para a competição internacional, já que o brasileiro irá ocorrer antes de outubro de 2020, reunindo pilotos daqui e de países da América do Sul.