Nos últimos dois anos e meio o município de Rio Claro intensificou o plantio de árvores tanto na área rural para o reflorestamento e proteção de matas ciliares, como em espaços urbanos. São cerca de 27 mil árvores plantadas nesse período.
“O trabalho de nossas secretarias e a parceria com a comunidade têm nos permitido ampliar a arborização na cidade”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que aposta no trabalho com as crianças para que Rio Claro tenha cada vez mais árvores. “Nossas escolas municipais desenvolvem importantes atividades de educação ambiental e isso vai contribuir para formar uma geração consciente sobre os cuidados com o meio ambiente”, observa.
Para buscar este objetivo, além da Secretaria da Educação, a prefeitura de Rio Claro conta com serviços das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Agricultura, e do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae).
Visando ampliar a arborização da cidade, o governo municipal de Rio Claro já plantou, desde 2017, aproximadamente 17.500 mudas, em vias públicas, na frente de residências e em ações de reflorestamento nas áreas de proteção ambiental, além do trabalho educativo envolvendo alunos da rede escolar.
“A arborização é extremamente importante para o aumento da qualidade do ar, sendo um eficiente recurso natural para diminuir o calor, além de contribuir com o embelezamento da cidade”, comenta a secretária interina do Meio Ambiente, Giselle Pfeiffer.
O plantio de mudas em frente às residências nas áreas públicas urbanas é gratuito e os interessados devem fazer os pedidos no Atende Fácil, localizado no piso térreo do paço municipal, na Rua 3, entre Avenidas 3 e 5, Centro, próximo à entrada da Avenida 3, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Pedidos também podem ser feitos na Ouvidoria Municipal, no paço municipal, ou diretamente no departamento de Silvicultura, que fica na Avenida 58-A, 600, no Jardim América.
“Para solicitar esse serviço, basta ir a um dos locais indicados e informar o endereço, que faremos a verificação para o plantio da espécie mais adequada”, explica o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, acrescentando que, em caso de dúvidas, o munícipe deve ligar para os telefones 3527-1428 ou 3532-4088.
O departamento de Silvicultura também faz orientações ao munícipe sobre algumas providências necessárias para a realização do plantio, como preparar a calçada em frente ao imóvel para que os funcionários municipais façam o serviço, além de cuidados básicos que o munícipe deve ter com a árvore, como fazer a irrigação por dois anos após o plantio.
Já o Daae, com viveiro próprio, faz a doação de mudas para proteção e conservação de nascentes e mananciais. Desde 2017, 7.300 mudas foram doadas e 2.247 foram plantadas diretamente pela equipe de meio ambiente da autarquia, totalizando 9.547 árvores plantadas com essa finalidade.
“O trabalho desenvolvido no viveiro e nas nascentes é importante para preservarmos o meio ambiente e protegermos nossos mananciais como forma de garantir disponibilidade hídrica para a cidade”, ressalta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.
A autarquia informa que as doações são limitadas a 50 mudas por pedido e somente para áreas de preservação permanente, chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes.
Para mais informações e realização de cadastro e agendamento das doações, os interessados devem ligar para o telefone 3531-5248, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas.