Pesquisa de opinião pública produzida pela empresa Paraná Pesquisas e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-02891/2018, novamente aponta dois cenários distintos para as eleições presidenciais, mas sem grandes mudanças relativas à última pesquisa.
O levantamento foi divulgado na terça-feira (14).
No Cenário 1 (ver gráfico), sem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa – já que o ex-presidente está sub judice e aguarda julgamento da candidatura, que já foi registrada no TSE -, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) figura no topo da pesquisa com 23,9% das intenções de votos.
Em segundo lugar, aparece Marina Silva (Rede) com 13,2%, seguida por Ciro Gomes (PDT) com 10,2% e Geraldo Alckimin (PSDB) com 8,5%, os dois últimos empatados tecnicamente. Vale destacar que nesta hipótese o volume de eleitores que não votariam em nenhum candidato é de 23,1%, dos quais 27% é o eleitorado do sexo feminino.
ESTRATIFICADO
Bolsonaro tem maior adesão entre eleitores do sexo masculino, 31,4%. O público feminino do candidato é de apenas 17,2%, conforme aponta o estratificado do levantamento.
A região onde o presidenciável tem maior número de intenções de votos é no Norte e Centro Oeste, com 28,9%. Dos eleitores que votariam no postulante, 28,1% são jovens de 16 a 24 anos de idade, seguido por 25,4% de pessoas com faixa etária entre 25 e 34 anos.
CENÁRIO 2
Nesta hipótese, de acordo com o levantamento, Lula lidera com 30,8%, enquanto Bolsonaro aparece com apenas 22%. O número de eleitores que não votariam em nenhum candidato também cai para 14,3%.
Devido à margem de erro, que é de 2%, Marina Silva, Geraldo Alckimin e Ciro Gomes seguem empatados em terceiro lugar
ESTRATIFICADO
Lula tem maior intenção de votos entre os eleitores do sexo feminino, com 31,9%, e registra 29,4% entre o sexo masculino. Sua maior adesão é no nordeste, onde 47,2% dos entrevistados votariam no candidato. O menor percentual por região do pestista é no sul do país, que registra 18,1% das intenções de votos.
Bolsonaro permanece forte com os eleitores do sexo masculino, onde registra 29,2%, enquanto entre os entrevistados do sexo feminino registra 15,6%. Norte e Centro (que são contabilizados em um mesmo percentual) registram a maior adesão do postulante: 28,2%, seguido de 26,6% no sul.
METODOLOGIA
Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 2.002 eleitores, com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 168 municípios brasileiros entre os dias 9 e 13 de agosto deste ano. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2%.