Com a proximidade do verão, das comemorações do final de ano e também das férias torna-se comum a busca pelo “corpo perfeito” nesses últimos meses de 2022. Há uma crença de que basta realizar procedimentos cirúrgicos e/ou estéticos para concretizar todas as promessas e metas realizadas em janeiro. Mas quais os riscos dessa busca por resultados rápidos? E o que pode ser feito para alcançar bons resultados sem comprometer a saúde?
De acordo com o cirurgião plástico e membro titular da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), Daniel Sundfeld Spiga Real, tentar substituir um estilo de vida saudável por procedimentos cirúrgicos quase sempre causa frustrações e complicações, ou seja, o sonho acaba se transformando no maior pesadelo.
“A procura por resultados irreais pode trazer grandes complicações aos pacientes, tanto físicas como psicológicas. Procedimentos requerem preparação pré-operatória, planejamento, um profissional qualificado e ético, adequação de hábitos e de estilo de vida. A ausência de um ou mais desses itens acaba trazendo descontentamento com o resultado final, além da possibilidade de desenvolvimento de transtornos do humor, como a depressão, bem como sequelas físicas. Essas, inclusive, podem ocasionar deformidades anatômicas de difícil reparação”, alerta.
Daniel Sundfeld afirma que antes de optar por qualquer cirurgia plástica é necessário refletir sobre o real motivo do desejo pelo procedimento, pois muitas vezes trata-se de uma imposição externa por determinado padrão de beleza. “O passo seguinte é buscar um profissional qualificado e ético, que saberá avaliar se a vontade do paciente e suas expectativas condizem com a realidade e com o diagnóstico realizado em consulta”.
O cirurgião plástico ainda destaca que hábitos saudáveis são essenciais para todos os indivíduos, promovendo um equilíbrio entre os sistemas que compõem o corpo humano. “Aos que desejam realizar procedimentos cirúrgicos, a rotina que prioriza a saúde é ainda mais importante, porque todo procedimento gera um trauma ao nosso corpo. Esse, por sua vez, apresenta como reação a chamada resposta metabólica ao trauma, uma série de reações e liberações de diversos mediadores químicos que culminam nos processos de reparação tecidual. Para atingir esse retorno ao estado inicial, o corpo necessita de substratos e vitaminas, que são fornecidos através de alimentação saudável e atividades físicas”, resume.
Para concluir, Sundfeld ressalta: “Em muitos casos, uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável e adequada ao objetivo almejado substitui procedimentos cirúrgicos ou mesmo altera indicações ou o porte necessário para o tratamento da queixa do paciente, além de reduzir os riscos de complicações intra e pós-operatórias. Daí a necessidade de sempre buscar a saúde em primeiro lugar, com o auxílio de profissionais capacitados para o alcance de metas satisfatórias, mas acima de tudo, reais”, finaliza.
Nutrição
A nutricionista Patrícia Bianco afirma que com a proximidade de dias cada vez mais quentes percebe um aumento significativo na procura por resultados rápidos. “Quando isso ocorre, a orientação é iniciar ou retornar imediatamente aos hábitos saudáveis, acompanhados por um profissional competente para individualizar e personalizar o plano alimentar e as suplementações necessárias”.
Segundo Patrícia, em alguns casos, os pacientes acabam seguindo tal orientação, mas em outros, procuram outros meios para alcançar seus objetivos. “Em qualquer uma das situações busco orientar e educar para o estilo de vida saudável e duradouro e não somente para as estratégias imediatistas, as quais podem até ser agressivas para a saúde”.
A nutricionista fornece algumas dicas importantes para o emagrecimento saudável: “Pense em melhorar o seu estilo de vida, incorporando no dia a dia hábitos mais saudáveis, como alimentação com menos industrializados, farináceos, açúcares e bebidas alcóolicas. Consuma mais legumes, frutas, verduras, cereais integrais, carnes magras e gorduras boas. Aumente a constância nas atividades físicas, beba mais água, durma melhor e diminua o estresse e a ansiedade, com técnicas de relaxamento e meditação”, completa Patrícia Bianco.
Atividade física
O personal trainer, Tiago Ribeiro, também percebe um considerável aumento na demanda já nos meses de agosto e setembro. “Infelizmente, ainda temos uma grande procura pelos treinos exclusivamente para fins estéticos, o famoso ‘projeto verão’. No entanto, é fundamental lembrar que os ganhos estéticos podem vir, mas a saúde no geral é quem mais vai ter benefícios”, menciona.
Tiago Ribeiro conta que quando acontece essa procura, faz questão de salientar que o corpo dos sonhos não será alcançado em um ou dois meses. “A pessoa pode até conseguir, mas de forma não natural e não segura. Se não for feito um trabalho de adaptação para aumentarmos o nível de treinamento de forma gradual, provavelmente estará havendo a queima de etapas e os efeitos adversos certamente irão aparecer”.
O personal trainer lembra que as redes sociais favorecem a divulgação de muitas informações erradas. “Hoje vemos aplicativos de treinos de forma gratuita, que apresentam exercícios generalistas e que o indivíduo leigo pode não estar apto a praticá-los. Além disso, é bastante comum o aparecimento de fórmulas mágicas, que são amplamente repassadas e podem gerar inúmeros problemas”.
Por fim, Tiago Ribeiro diz que antes de mais nada é necessário procurar um profissional capacitado para prescrever um plano alimentar e em seguida potencializar esse plano com atividades físicas. “Também é extremamente importante fazer um check-up com seu médico de confiança para avaliar a atual condição metabólica. Exames ajudam a identificar algumas alterações que podem estar impedindo o emagrecimento”, conclui.
Foto: Divulgação