Cálculo realizado pelo Centenário aponta que os 206.424 habitantes de Rio Claro poderiam ser atendidos pelo 173 médicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) em apenas dois meses, caso cada um deles realizasse somente 20 atendimentos diários. O tempo para o primeiro atendimento considerado pela análise foi de até 24 minutos cada.
Atualmente, a FMS conta com 69 médicos ambulatoriais, 84 plantonistas, 18 médicos da saúde da família e dois médicos do trabalho. O volume de profissionais é de um médico para cada 1.200 habitantes.
LEVANTAMENTO
O levantamento não considerou o número de médicos terceirizados que atuam no município e se ateve apenas aos servidores concursados.
Vale destacar ainda que foi utilizado o modelo adotado no relatório apresentado na audiência pública referente ao quatro quadrimestre deste ano. O documento se refere a “atendimentos” como pessoas recepcionadas pelos serviços de saúde do município.
RELATÓRIO
Ao utilizar como base o relatório da audiência pública, a reportagem constatou que em agosto deste ano foram atendidas 65.654 pessoas. O número representa 32,11% do total de habitantes residentes no município.
Os serviços contabilizados foram a urgência/emergência, atenção básica, PSFs, saúde mental, além do Cerest, saúde bucal, Sepa, Cead e CHI – Princesa Vitória.
REGIÃO
O documento mostra ainda a produtividade da micro-região, que inclui Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes, e registra mais 1.382 atendimentos na unidade de emergência durante o quadrimestre (maio, junho, julho e agosto). Contudo, não especifica a produtividade do mês de agosto.
TEMPO DE ATENDIMENTO
Informações internas da FMS apontam que o tempo de atendimento é baseado em recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que varia entre a primeira consulta, o retorno e especialidade. “O atendimento do médico especializado em HIV, por exemplo, é maior que outros atendimentos. O médico que atende os pacientes do CHI também leva mais de horas em apenas um paciente. Então, há uma oscilação no tempo de cada atendimento”, esclarece.
RECOMENDAÇÃO
De acordo com o portal do Conselho Federal de Medicina, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como parâmetro ideal de atenção à saúde da população a relação de um médico para cada 1.000 habitantes. Portanto, mesmo com os 173 médicos, Rio Claro ainda não atende a recomendação.