Com um futebol bem abaixo da crítica, a seleção brasileira conheceu a sua primeira derrota nas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo 2026.
O placar de 2×0 favorável ao Uruguai, acabou sendo justo, pelo que fizeram as equipes em campo, na terça-feira (17), no estádio Centenário, em Montevidéu.
Bem postado na defesa, o Uruguai fechou os espaços em seu campo e impediu uma melhor evolução dos atacantes brasileiros que passaram apagados durante todo jogo.
Mesmo com posse de bola a maior parte do tempo, o Brasil, pouco inspirado, não levou perigo em nenhum momento ao gol defendido por Sergio Rochet.
As alterações que fez o técnico Fernando Diniz, não tiveram nenhum efeito prático para que o selecionado brasileiro melhorasse o seu rendimento técnico.
Os gols do Uruguai, saíram de jogadas de linha de fundo e cruzamentos que encontraram os atacantes celestes bem posicionados já dentro da pequena área. Nunez abriu o placar, de cabeça, aos 42’ do primeiro tempo e De La Cruz fechou a conta a favor dos uruguaios aos 23’ da segunda etapa.
Vale destacar que há 40 anos, o Brasil não perdia para o Uruguai por 2 gols de diferença e a última derrota da seleção brasileira em uma eliminatória de copa do mundo, havia sido há 8 anos. O revés frente a Celeste encerrou ainda uma invencibilidade brasileira de 37 jogos em eliminatórias.
Com a derrota para o Uruguai, o Brasil caiu para o terceiro lugar na classificação, perdendo a vice-liderança para o Uruguai. A Argentina, que venceu o Peru, fora de casa, com dois gols de Messi, se manteve na primeira colocação.
O próximo jogo do Brasil pelas Eliminatórias será dia 16 de novembro, contra a Colômbia, na casa do adversário. A quarta rodada das Eliminatórias Sulamericanas teve ainda os seguintes resultados: Equador 0 x 0 Colômbia, Paraguai 1 x 0 Bolívia, Peru 0 x 2 Argentina e Venezuela 3 x 0 Chile.
Neymar sofre nova lesão
O atacante Neymar deixou o campo, na segunda etapa, com lesão no joelho. Jogador, que passaria por exames, ontem (18), para avaliar a gravidade da lesão e o melhor tratamento indicado, deixou o estádio ao final do jogo, de muletas.
Escalações:
Brasil: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Guilherme Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Raphael Veiga) e Neymar (Richarlison); Vinícius Júnior (Matheus Cunha), Rodrygo e Gabriel Jesus. Técnico: Fernando Diniz.
Uruguai: Sergio Rochet; Nández (Bruno Méndez), Ronald Araújo, Cáceres e Mathías Oliveira (Viña); Valverde, Ugarte e De la Cruz; Pellistri (Piquerez), Maxi Araújo (Vecino) e Darwin Núñez. Técnico: Marcelo Bielsa
Classificação Eliminatórias Sulamericanas, após 4 rodadas:
1º. Argentina…………………………… 12 pg
2º. Uruguai……………………………… 7 pg
3º. Brasil…………………………………. 7 pg
4º. Venezuela………………………… 7 pg
5º. Colômbia………………………….. 6 pg
6º. Equador…………………………… 4 pg
7º. Paraguai………………………….. 4 pg
8º. Chile……………………………….. 4 pg
9º. Peru………………………………… 1 pg
10º. Bolívia……………………………. 0 pg
Por Geraldo Costa Jr. / Foto – Reprodução