Não foi um grande futebol, longe disso, mas a seleção brasileira fez o que mais precisava, venceu o Chile de virada por 2×1, em jogo válido pela 9ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026, disputado no estádio Nacional de Santiago-Chi na noite de quinta-feira (10).
Os gols da vitória suada do Brasil foram marcados por Igor Jesus, aos 46’ do 1º tempo, de cabeça, após cruzamento da direita de Savinho, e Luiz Henrique, em jogada individual e chute de pé esquerdo já no finalzinho do segundo período. O centro avante Vargas, também de cabeça, abriu o placar para o Chile logo a 1 minuto do primeiro tempo.
O triunfo serviu para aliviar um pouco a pressão sobre o técnico Dorival Jr. muito questionado pela imprensa e parte considerável da torcida. Lamentavelmente, o treinador também não se ajuda. Inseguro, não define um time titular, há 9 meses no comando da seleção, e as alterações que faz na equipe durante o jogo são previsíveis e não alteram o esquema tático, visando melhorar o rendimento do time.
O próximo compromisso da seleção brasileira pelas Eliminatórias Sulamericanas será na próxima terça-feira (15), no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 10ª. rodada. Neste jogo, o Brasil não poderá contar com o meia Lucas Paquetá, suspenso com 2 cartões amarelos. Para seu lugar, Dorival Jr. convocou nesta sexta-feira (11), o meia Matheus Pereira, do Cruzeiro. Com a vitória sobre o Chile, o Brasil pulou do 6º para o 4º lugar na classificação, agora, com 13 pontos ganhos. A Argentina, atual campeã do Mundo e da Copa América, lidera a classificação com 19.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Rafael Ribeiro/CBF