Péssimo resultado da seleção brasileira em seu quinto jogo pelas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo de 2026. Diante da Colômbia, no estádio Metropolitano, em Barranquilla, completamente lotado, o Brasil perdeu nesta quinta-feira (16), de virada, por 2×1, para o time da casa e caiu do terceiro para o quinto lugar na tabela de classificação.
O gol de Gabriel Martinelli em arremate certeiro de dentro da área, logo a 4 minutos de jogo deu a impressão que o time de Fernando Diniz se reabilitaria da derrota sofrida para o Uruguai no dia 17 do mês passado.
Ledo engano. A partir daí a Colômbia se impôs no jogo e de tanto insistir chegou à virada no placar no segundo tempo, com dois de cabeça do atacante Luiz Diaz, aos 75 e 79 minutos de jogo, colocando à mostra a deficiência da zaga brasileira no jogo aéreo.
Como nada é tão ruim que não possa piorar, o Brasil ainda perdeu o atacante Vinicius Jr, que saiu lesionado e deve desfalcar o Brasil contra a Argentina na próxima terça-feira (21). O jogo acontece no Maracanã, às 21h30. De positivo, a partida contra a Colômbia marcou a estreia do atacante Endrick, 17 anos, vestindo a camisa do Brasil.
Nos demais jogos de quinta-feira (16), pelas Eliminatórias Sulamericanas para a Copa do Mundo 2026, Venezuela e Equador e Chile e Paraguai ficaram no 0x0.
Agora treinada pelo brasileiro Antonio Carlos Zago, a Bolívia alcançou sua primeira vitória na competição ao vencer o Peru por 2×0. E finalmente, jogando em casa, a Argentina foi superada pelo Uruguai pelo placar de 2×0. Marcaram pela Celeste, Ronald Araújo e Darwin Núñez.
Após 5 rodadas, a classificação está assim: 1º. Argentina – 12 pg; 2º. Uruguai – 10 pg; 3º. Colômbia – 9 pg; 4º. Venezuela – 8 pg; 5º. Brasil – 7 pg; 6º. Equador – 5 pg; 7º. Paraguai – 5pg; 8º. Chile – 5 pg; 9º. Bolívia – 3 pg; 10º. Peru – 1 pg.
Vale destacar que as 6 melhores seleções garantem vaga na Copa 2026 e a 7ª. colocada poderá tentar a vaga na repescagem.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Vitor Silva