Teoricamente, jogo fácil. Afinal, o Chile, adversário do Brasil, esta noite, é apenas o penúltimo colocado nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 e não vence há 5 partidas. O retrospecto no confronto direto entre as seleções é amplamente favorável ao Brasil. Em 75 jogos, são 53 vitórias da seleção brasileira contra apenas 8 do Chile, além de 14 empates.
Mas acontece que o Brasil também não está lá grande coisa. O futebol brasileiro vive um período decadente que torna qualquer jogo difícil de ser vencido. Hoje, é bem provável, não será diferente.
A equipe de Dorival Jr. traz duas novidades. O lateral esquerdo Abner, do Lyon da França, e o centro avante Igor Jesus, destaque do líder Botafogo no Brasileirão. Sem definir uma equipe titular desde que assumiu a seleção em janeiro deste ano, Dorival Jr. usa as Eliminatórias da Copa do Mundo para fazer testes o que não é recomendável.
A seleção brasileira ocupa um inimaginável quinto lugar na classificação e vem de derrota na última rodada para o Paraguai, fora de casa, por 1×0. Até aqui, em 8 jogos disputados o Brasil já perdeu 4 e venceu apenas 3, além de 1 empate.
Seis seleções garantem vaga direta no Mundial 2026 e a sétima colocada terá de disputar a repescagem que reunirá seleções de todos os continentes. Para que o drama seja evitado, o Brasil precisa reencontrar o rumo das vitórias. O jogo desta noite acontece no estádio Nacional, em Santiago-CHI, e a bola rola a partir das 21 horas (horário de Brasília) com transmissão ao vivo pela TV Globo e canal Sportv. Confira as escalações:
Chile: Cortes, Galdames, Maripán, Kuscevic e Loyola; Echeverría, Pulgar, Dávila, Palacios e Tapia; Vargas. Técnico: Ricardo Gareca.
Brasil: Ederson, Abner, Gabriel Magalhães, Marquinhos e Danilo; André, Lucas Paquetá, Raphinha, Rodrygo e Savinho; Igor Jesus. Técnico: Dorival Jr.
O jogo Chile x Brasil pela 9ª rodada das Eliminatórias Sulamericanas da Copa do Mundo 2026 será arbitrado pelo argentino Dario Herrera, 39 anos, professor de Educação Física, árbitro FIFA desde 2015.
Além de Chile x Brasil, mais três jogos estão marcados para hoje:
17h00: Bolívia x Colômbia
18h00: Venezuela x Argentina
18h00: Equador x Paraguai
O jogo Peru x Uruguai, será na sexta-feira (11), no estádio Nacional de Lima-PER, às 22h30 (horário de Brasília)
Após 8 rodadas, a classificação está assim:
1º Argentina – 18 pg
2º Colômbia – 16
3º Uruguai – 15
4º Equador – 11
5º Brasil – 10
6º Venezuela – 10
7º Paraguai – 9
8º Bolívia – 9
9º Chile – 5
10º Peru – 3
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução