Com gol de Lucas Paquetá, aos 26 min. do 2º tempo, o Brasil venceu a Colômbia por 1×0, e garantiu vaga na Copa do Mundo que será disputada no Qatar no próximo ano.
Restando ainda 15 pontos em disputa, o Brasil já tem 18 a mais que o sexto colocado. Classificam-se as 4 melhores seleções de maneira direta, sendo que a 5º colocada da Eliminatória Sulamericana terá a derradeira chance na repescagem. A vitória diante da Colômbia foi a 50ª. da seleção brasileira sob o comando do técnico Tite. A maioria delas, porém, diante de equipes sul-americanas ou de pouca expressão no futebol mundial.
Disputado na noite da última quinta-feira (11), na Arena Neo Química, em São Paulo, o jogo não foi de encher os olhos dos poucos mais de 22 mil torcedores que tiveram a coragem de desembolsar R$300,00 (valor mais barato do ingresso, o mais caro era de R$800,00) para assistir a uma disputa que chegou a dar sono no primeiro tempo de tão desinteressante.
Em verdade, a seleção brasileira é o fiel retrato de seu treinador. Pragmática, previsível, sem graça, sem nenhuma criatividade. As entradas dos atacantes Anthony e Vinicius Jr. na segunda etapa, deram maior ofensividade à equipe, mas não o suficiente para que a vitória viesse por um placar maior.
Nem mesmo a individualidade de Neymar se fez presente. O camisa 10 do Brasil, não teve sucesso na maioria dos dribles que tentou, parando na boa marcação da seleção colombiana, treinada por Reinaldo Rueda.
O Brasil volta a jogar pela Eliminatória Sulamericana na próxima terça-feira (16), às 20h30, em San Juan, contra a Argentina, equipe que ainda busca os pontos necessários para também marcar presença no Mundial.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Lucas Figueiredo/CBF