O Brasil realiza eleições neste ano e os eleitores precisam resolver as pendências com a Justiça Eleitoral para participarem do pleito. O prazo final para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas eleições 2022 vai até a próxima quarta-feira, dia 4 de maio.
Portanto, quem estiver com o título cancelado ou precisa mudar o domicílio eleitoral tem até essa data para realizar os procedimentos. O prazo também vale para o eleitor que vai tirar o primeiro título e fazer qualquer tipo de revisão no documento.
“O alistamento, a revisão e a transferência do título de eleitor podem ser solicitados pela internet”, informa Guilherme de Oliveira do Valle Taufic, chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral. O serviço está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do formulário TítuloNet.
De acordo com Taufic, “aqueles que não conseguirem realizar a operação eleitoral via atendimento online podem comparecer aos cartórios eleitorais”.
Aliás os cartórios eleitorais de Rio Claro realizam atendimento presencial, de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 12 às 18 horas. Para facilitar o acesso aos serviços, os cartórios vão realizar plantão no próximo final de semana. Assim, a população poderá aproveitar o sábado (30) e o domingo (1º) para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. O atendimento será feito das 11 às 17 horas.
Além disso, de 2 a 4 de maio, os cartórios eleitorais vão atender em horário ampliado, das 9 às 18 horas. “Não é necessário fazer agendamento porque o atendimento será por ordem de chegada”, explica Taufic.
O cartório da zona eleitoral 110 fica na Rua 8, número 819, entre as avenidas 5 e 7, no Centro. Já o cartório da zona 288 atende na Avenida 13, número 634, entre as ruas 5 e 6, Centro. Os eleitores de Analândia, Itirapina, Ipeúna, Santa Gertrudes e Corumbataí, devem procurar o cartório da zona 245 localizado à Rua 14, número 521, no bairro Consolação.
Para saber se o título de eleitor está cancelado, o eleitor deve consultar o site do TSE (www.tse.jus.br). Já as pessoas que têm débitos eleitorais, mas que estejam com o título em situação regular poderão votar normalmente nas eleições deste ano.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação/TSE