Neste domingo (6), mais de 445,4 mil eleitores surdos do estado de São Paulo contarão com o programa São Paulo São Libras para esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral deste ano, por meio da Central de Interpretação de Libras.
A iniciativa ocorre após acordo firmado no mês de agosto entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para a disponibilização do programa nas eleições municipais deste ano.
A central opera por uma plataforma on-line e acessível aos servidores e mesários quando uma pessoa com deficiência auditiva busca atendimento. A plataforma conecta-os à Central de Interpretação de Libras, por meio de videochamada, em tempo real. O intérprete utiliza a linguagem de sinais para se comunicar com a pessoa surda e traduz as informações para o servidor ouvinte.
O secretário da SEDPcD, Marcos da Costa, destacou a importância da iniciativa. “A acessibilidade é fundamental para o exercício da nossa democracia. Este é mais um passo do governo de SP para assegurar que as pessoas surdas em nosso estado possam exercer plenamente sua cidadania.”
A Central de Interpretação de Libras está disponível para o primeiro turno das eleições municipais pelo aplicativo do Poupatempo SP.GOV.BR (Google Play e App Store), no site do TRE-SP e também pelos cartazes com QR Code distribuídos nos locais de votação.
Divulgação/Governo de SP