Neste domingo (15) mais de 150 mil eleitores de Rio Claro devem ir às urnas para a escolher os candidatos que vão ocupar as cadeiras no legislativo e executivo nos próximos quatro anos. A cidade conta com 154.981 eleitores aptos a votar neste ano, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Do total deste ano, 89,85% fizeram o recadastramento biométrico, porém por conta da pandemia da Covid-19, não haverá identificação biométrica do eleitor nas Eleições 2020. Na última eleição municipal, a abstenção foi de 20,37%, ou seja, 29.521 pessoas não votaram.
ATENÇÃO
Além dos cuidados de prevenção contra o coronavírus os eleitores devem ficar atentos às mudanças em alguns locais de votação. Ao fazer a biometria, muitos eleitores optaram em mudar ou não de local. Ou seja, se você fez a biometria verifique se teve alteração. Além disso, outras mudanças foram necessárias, por motivo de obras ou danos em escolas.
CONSULTE O SEU LOCAL DE VOTAÇÃO – AQUI
ALTERAÇÕES
Nas escolas Diva Marques Gouvêa e Marcello Schmidt, em virtude de obras, os locais de votação foram alterados. O local de votação Diva Marques Gouvêa foi transferido para o Ginásio de Esportes Felipe Karam e para o Mini Ginásio Mané Bortoloti, na Rua 9, bairro Estádio. A mudança envolverá os eleitores das seções número 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57 e 58.
O local de votação Marcello Schmidt foi alterado para a Philarmônica Rioclarense, na Rua 5, 938, Centro. A alteração abrangerá os eleitores das seções número 23, 24, 25, 26 e 117.
Além disso, por motivos de segurança, o local de votação na Escola Estadual Prof. Antonio Sebastião da Silva, localizado na Rua M-17, foi transferido para o Centro Educacional SESI, localizado na Avenida M-29, 441, Jardim Floridiana.
A Zona Eleitoral 288ª de Rio Claro, também teve remanejamento de urnas eletrônicas eleitorais, isso ocasionou na redução do número de seções nos locais de votação da Zona Eleitoral 288. Devido a este fato, muitas seções eleitorais precisaram ser alteradas. O eleitor deve ficar atendo para verificar se houve alteração em seu local de votação.
ORIENTAÇÃO
Para não haver imprevistos no dia da eleição, a Justiça Eleitoral recomenda que os cidadãos façam o download, em seu celular, do aplicativo e-Título e confiram a situação atualizada do seu local de votação antes de saírem de casa para votar.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
Uma série de protocolos de segurança serão adotados pela Justiça Eleitoral no primeiro e no segundo turno das eleições municipais nos dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. Elaborado por uma equipe de especialistas dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), consultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plano de segurança sanitária para as eleições municipais de 2020 é focado em duas frentes: mesários e eleitor. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão fixados nas seções eleitorais.
HORÁRIO
Horário de votação ampliado: 7h da manhã até as 17h. Até as 10h será preferencial para maiores de 60 anos, porém não exclusivo, outras pessoas podem também votar neste período.
Máscaras: uso obrigatório, sem ela o eleitor não poderá votar. Caso seja necessário, o mesário pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara para conferir a foto na identidade. Distanciamento: será exigido mínimo de 1 metro. Comida: não será permitido comer ou beber nada na fila de espera. A medida é para evitar que as pessoas tirem a máscara.
Álcool em gel: será distribuído em todas seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação.
Caneta: o TSE recomenda que os eleitores levem sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.
Mesários receberão máscaras e terão que trocá-las a cada quatro horas, usar álcool e uma proteção facial de acetato (face shield), que terá de ser usada o tempo todo.
COVID-19
Tanto mesários quanto eleitores que estiverem com sintomas da covid-19 no dia do pleito não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral.
Foto: Divulgação