As previsões se confirmaram. O ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) será a vice na chapa do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) que tenta a reeleição. Maria do Carmo foi confirmada como candidata à vice-prefeita em convenção realizada no sábado (20).
Primeiro aconteceu a convenção do MDB na Câmara Municipal. Em seguida teve convenção suprapartidária no Sobradão Eventos com PSD, Podemos, Republicanos e Progressistas (PP). Esses três partidos mais o MDB formam a base aliada do governo municipal.
Depois de participar da convenção do MDB, Maria do Carmo seguiu para o Sobradão onde se encontrou com o prefeito Gustavo para anunciar a parceria e oficializar a aliança entre PSD e MDB. “Muitas foram as razões pelas quais a gente escolheu a Maria como vice. A primeira delas é porque não adianta nada a gente ter um discurso se a gente não implementa na prática. Um homem público seguramente será medido não por aquilo que ele falou, mas por aquilo que ele fez. E trazer a Maria do Carmo aqui, em primeiro lugar, representa colocar lado a lado, no centro do poder, uma mulher porque isso é importante”, disse Gustavo.
O prefeito também enalteceu a trajetória de vida e o trabalho realizado pela sua candidata a vice. “A Maria tem uma história de vida que reforça o nosso compromisso de fazer um governo mais humano e mais acolhedor, por toda a história de vida dela como assistente social e como vereadora. Um trabalho de acolhimento, de atenção, de dedicar a própria vida às pessoas que mais precisam. Essa é a cara do nosso governo e essa é uma das razões pelas quais a Maria vai caminhar ao nosso lado”, pontuou Gustavo frisando que na política a vitória só vem com a soma.
“Maria seja muito bem-vinda ao nosso grupo. A gente está muito feliz em te receber e a partir de agora nós somos um só”, concluiu Gustavo que agradeceu os pré-candidatos e pré-candidatos que escolheram e acreditaram no projeto de governo do grupo.
Antes de ser anunciado, o nome de Maria do Carmo foi consolidado por votação unânime (41 votos) na convenção do MDB, que também aprovou a chapa de candidatos a vereador. “Agora é trabalhar para dar continuação aos projetos e obras que o governo Gustavo está fazendo, e também cuidar dessa parte que eu gosto de fazer de consolidar, de trazer as pessoas mais próximas, essa parte social que eu faço”, comentou Maria que pretende aumentar a proximidade com a primeira-dama Bruna Perissinotto e desenvolver um projeto com os pré-candidatos e pré-candidatas do grupo político. “Vou estar ao lado do Gustavo fazendo sempre um trabalho pelo bem da população de Rio Claro”, finalizou.
Para que a aliança fosse possível o MDB desistiu de candidatura própria. O pré-candidato era o ex-prefeito Du Altimari que não apoia a composição da chapa. Mesmo assim, os convencionais emedebistas avalizaram a parceria que será levada às urnas em outubro.
Convenção Brasil da Esperança
O Partido dos Trabalhadores (PT) também realizou convenção partidária no sábado (20). De acordo com o presidente do PT Rio Claro, João Guilherme Benetti Ramos, os convencionais oficializaram, por unanimidade, os 20 pré-candidatos e pré-candidatas apresentados para a disputa ao cargo de vereador pela Federação Brasil da Esperança composta por PT, PC do B e PV.
Conforme ele, são 18 candidatos a vereador do PT e dois do PV. “O PC do B abdicou do seu direito de indicar candidatos nesta eleição”, informou João Guilherme. Além disso, a Federação Brasil da esperança aprovou por unanimidade o apoio à candidatura do PSB com o professor Antônio Carlos Sarti para prefeito e Luciana Quintino para vice.
Sarti e Luciana são pré-candidatos da Frente Rio Claro pela Democracia, composta pelos partidos PSB, Solidariedade, PT, PCdoB e PV. A convenção do PSB será realizada no próximo sábado (27), das 9 às 13 horas, na sede do Sindicato dos Ferroviários na Avenida, nº 234, Centro.
Prazo das convenções
O prazo para a realização das convenções partidárias começou sábado (20) e termina em 5 de agosto. É esse o tempo legal que os partidos e federações têm para escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições deste ano. Após definição dos nomes, as legendas têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.
A convenção do PL, segunda maior bancada da Câmara Municipal de Rio Claro, com quatro cadeiras, será realizada nesta segunda-feira (22), das 19 às 22 horas, no Hotel Vivendas na Avenida 1, nº 1.030, Centro.
Por Ednéia Silva