O Brasil tem 155.912.680 eleitoras e eleitores aptos a comparecer às urnas e escolher representantes para as prefeituras e câmaras municipais neste domingo (6). Desse contingente, 34.403.609 eleitores estão no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Em Rio Claro, são 151.583 eleitores aptos a votar nas eleições deste domingo (6), segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Assim como ocorreu em eleições passadas, a maioria do eleitorado rio-clarense é composto de mulheres. Elas respondem por 53% do eleitorado e somam 80.529 votantes no município. Já os homens totalizam 71.143 ou 47% do total.
A movimentação começa logo às 7 horas com a emissão da zerésima, documento que comprova que as urnas não têm votos computados e contêm os nomes e dados de todos os candidatos. O procedimento deve ser realizado em cada seção eleitoral para que a urna seja liberada para votação que será realizada 8 às 17 horas.
O chefe do cartório eleitoral da 288ª Zona Eleitoral, Alexandre Sanches, alerta o eleitor para a documentação necessária para votar. “´O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como RG, passaporte, reservista e CNH. Os documentos digitais também são aceitos, mas precisam ser oficiais. Já a carteira profissional é aceita somente no físico”, disse Sanches durante entrevista ao programa Diário MA TV na sexta-feira (4) cuja íntegra pode ser conferida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RURdinuOwD8.
O chefe do cartório ressaltou ainda a importância de levar “colinha” com os nomes e números dos candidatos para facilitar e agilizar a votação. Além disso, ele lembrou a proibição de celular e equipamentos fotográficos e eletrônicos na cabine de votação. “O eleitor deverá deixar o celular com os mesários, pois é proibido portar celular e equipamento eletrônico, de áudio e de foto na cabine”, disse.
Apuração dos votos
A apuração dos votos começa logo após o encerramento da votação às 17 horas. A estimativa é que, se não houver problemas, o resultado saia por volta das 20h30. Neste ano houve mudança no procedimento e não serão emitidas parciais de votos em municípios com menos de 200 mil eleitores, que é o caso de Rio Claro. Desse modo, a Justiça Eleitoral somente divulgará o resultado final do pleito.
Quem quiser saber as parciais pode conferir os extratos das urnas e fazer a somatória. Os documentos serão expostos em mural nos cartórios eleitorais e poderão ser acessados por meio de QR Code. Qualquer cidadão pode ter acesso aos dados.
“Nas cidades com menos de 200 mil eleitores não haverá parcial. A maneira de ter acesso aos resultados parciais é checar urna por urna os extratos”, explicou o juiz eleitoral Caio César Gimenez Almeida Bueno no programa Diário MA TV.
A apuração dos votos da Zona 288 será realizada no próprio cartório eleitoral na Avenida 13, entre as ruas 5 e 6, Centro. Já os votos da Zona 110 serão apurados no Fórum na Avenida 5. Rio Claro tem ainda o cartório da Zona 245 (Rua 14, nº 521, Consolação) que atende eleitores dos municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes.
Justificativa de voto
O eleitor que estiver fora de se domicílio eleitoral e não puder votar deve apresentar a justificativa de ausência às urnas. O procedimento pode ser feito neste domingo (6) em qualquer seção eleitoral e também pelo e-Título.
“Terminada a eleição, a partir de segunda-feira, dia 7, o eleitor pode justificar pessoalmente no cartório, pelo e-Titulo e pelo Sistema Justifica do TRE-SP”, explica Sanches ressaltando que na justificativa pós-eleição o eleitor deve anexar um documento que comprove que ele estava fora do seu domicílio eleitoral ou que estava doente. Caso contrário, haverá cobrança de multa.
Por Ednéia Silva / Foto: Ednéia Silva/DRC