Nessa sexta-feira (20), os partidos iniciaram as convenções para definir seus candidatos. As siglas PDT e PSC foram as primeiras a confirmarem os presidenciáveis que vão disputar as eleições deste ano.Pelo PDT, o atual vice-presidente do partido Ciro Gomes foi o escolhido. O candidato já foi ministro da Fazenda durante o governo Itamar Franco e início da gestão Fernando Henrique e atuou como ministro da Integração Nacional no primeiro mandato de Luis Inácio Lula da Silva. Já disputou a presidência duas vezes, em 1998 e 2002, mas não se elegeu. Foi governador do Ceará, deputado estadual e federal pelo mesmo Estado e prefeito de Fortaleza. Passou pelos partidos PSD, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PROS.
Já pelo PSC, o estreante em cargos eletivos Paulo Rabello de Castro foi o nome apontado na convenção partidária para concorrer ao cargo máximo da república. Em março deste ano o economista deixou a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e se filiou à sigla. Em 2016 foi também presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no governo de Michel Temer.
CONVENÇÕES
Neste sábado (21), serão realizadas as convenções do PSOL, que tem como pré-candidato Guilherme Boulos; e dos partidos Avante e PMN, ambos sem pré-candidato.
No domingo (22), o PSL realiza convenção que pode definir o pré-candidato Jair Bolsonaro.