As obras de recuperação da SP 191 – Rodovia Carlos Mauro tiveram início nesta quarta-feira (16). Os trabalhos da Eixo SP Concessionária de Rodovias começaram pelo segmento considerado mais crítico da rodovia, do quilômetro 102 ao 105, entre os munícipios de Charqueada e São Pedro. A previsão inicial é de que o serviço de recuperação do pavimento da SP 191 seja concluído em 120 dias.
De acordo com o superintendente de obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade, o projeto para a recuperação da rodovia prevê a reciclagem da base do pavimento e aplicação de camada asfáltica moderna, com material asfáltico diferenciado. A medida tem como objetivo oferecer aos usuários estradas mais resistentes e de melhor qualidade, consequentemente, com durabilidade maior.
Segundo Geraldo, a tecnologia de reciclagem do pavimento nos trabalhos de reconstrução da estrutura da rodovia é cada vez mais utilizada devido à considerável economia de energia, tempo e material, o que ajuda na preservação do meio ambiente, na redução da exploração de jazidas e ainda diminui a geração de resíduos passivos. “A reciclagem é uma das várias alternativas de tecnologias disponíveis atualmente para a reabilitação de pavimentos”, afirma.
Pare e siga
Visando sempre a segurança do usuário e dos trabalhadores, a concessionária adotará, durante o período das obras, o sistema Pare e Siga, ou seja, apenas uma faixa da via fica liberada para o trânsito, enquanto o serviço é realizado na outra faixa. E por esta faixa liberada para o trânsito, os veículos passam, alternadamente, em um sentido de cada vez.
Por esse motivo, a concessionária pede atenção máxima aos motoristas que utilizarem aquele trecho. O local ficará bastante movimentado a partir desta quarta-feira com a montagem do canteiro de obras e a chegada dos equipamentos.
Importante destacar que, de acordo com cronograma definido com a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), a reconstrução da SP 191, entre Charqueada e São Pedro, estava prevista para o terceiro ano de concessão da rodovia (2022-2023). Porém, a Eixo SP decidiu adiantar o investimento para o segundo ano de concessão (2021-2022).
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