Aos 16 anos, ela já trabalhava num grupo de empresas de Rio Claro, de onde veio boa parte da sua experiência administrativa, já que lá permaneceu por 13 anos.
Durante todo esse tempo e na maior parte da sua vida, Jéssica Aparecida Fuzaro, 47 anos, se desdobrou entre trabalho e estudo, muito estudo.
Primeiro, formou-se em Magistério, na Escola Estadual Coronel Joaquim Ribeiro. Graduou-se em Direito e, depois, fez uma pós-graduação em Psicopedagogia.
Há 17 anos, ingressou, via concurso público, no ensino infantil municipal, onde é professora, na Escola Municipal Samira Assêncio Savoldi. Nesse tempo, serviu em duas gestões municipais – na do ex-prefeito Nevoeiro Júnior, como assessora do Fundo Social de Solidariedade, e, ainda, na de Juninho da Padaria, quando serviu a Secretaria de Finanças.
Vale ressaltar que a vida lhe trouxe também outro importantíssimo papel – o de mãe de um casal de filhos, Maria Clara e Arthur.
Essa mulher com tantas facetas e vocações foi homenageada ontem à noite pela Câmara Municipal de Rio Claro, que concedeu Moções de Congratulações a mulheres expoentes da cidade.
Multitalentos e empreendedorismo
Quem pensa que ela se contentou com a trajetória e atribuições relatadas até aqui, se engana. Jéssica foi e continua indo além, e enveredou pelo mundo dos negócios. Desde 2017, assumiu a administração da unidade Chiquinho Sorvetes, no Shopping Rio Claro.
Em 2021, tornou-se franqueada da rede de cafeterias gourmet Cheirin Bão, abrindo também uma unidade no mesmo shopping, onde seu capricho e competência são amplamente reconhecidos pelo público consumidor.
Sinônimo de mulher empoderada, ela conta como consegue combinar tantos talentos e ocupações. “Nós, mulheres, acho que temos mesmo essa capacidade de fazer muitas e diferentes coisas ao mesmo tempo. Talvez porque a gente coloque em tudo o que fazemos muito sentimento, muito amor mesmo, além do talento e do conhecimento”, avalia.
Aliás, sobre conhecimento, Jéssica é enfática. “Nunca podemos parar de aprender. É isso o que nos impulsiona e nos ajuda a ter sucesso”, acrescenta ela.
Detalhista, Jéssica diz estar sempre atenta a tudo nos projetos nos quais se envolve. “Seja como professora, seja como empresária, procuro dar importância a todo os aspectos do trabalho, às pessoas envolvidas, ao aluno, ao público que eu sirvo. Nunca podemos nos acomodar, sempre há o que melhorarmos”, defende ela.
Jéssica atribui, também, à maternidade, boa parte de sua força para progredir sempre. “Meus filhos são minha força. É por eles que eu quero ser sempre melhor”, diz ela, que também fala sobre o peso do preconceito que as mulheres ainda enfrentam, seja na criação independente dos filhos, seja no mundo do trabalho e dos negócios. “Por incrível que pareça, em pleno ano de 2023, ainda nos deparamos com situações de discriminação e preconceito. Mas a gente enfrenta, combate e supera. Cada dia”, declara.
Sobre a homenagem oferecida na Câmara, Jéssica demonstra humildade, gratidão, mas, também, orgulho. “É uma honra estar entre as mulheres escolhidas este ano. Agradeço ao vereador Val Demarchi, que indicou meu nome e estendo meu respeito e admiração a todas as demais homenageadas. Nós, mulheres, devemos nos orgulhar do quanto contribuímos para um mundo melhor. A todas, sempre, dedico meu respeito”, finaliza ela.
Foto: Divulgação