O Diário do Rio Claro dá sequência à série de entrevistas com os secretários municipais nomeados pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). Desta vez, a secretária municipal de Educação, Valéria Aparecida Vieira Velis. A nova secretária conta aceitou o desafio de comandar a pasta. “Acredito que seja mais um desafio em minha vida e que, com o trabalho em equipe e a participação da comunidade escolar, neste governo vamos conseguir resultados expressivos para todos, especialmente aos nossos alunos. Sou servidora pública municipal há 28 anos e fiquei muito lisonjeada com o convite, que recebo como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesses anos. Vamos continuar trabalhando, por uma educação formadora de pessoas cada vez mais solidárias e comprometidas com um mundo melhor, disse.
Sobre os desafios para o trabalho, Valéria destaca que, falar de educação é falar em transformação. “E podemos transformar a cidade, educando e humanizando seu povo. E para termos uma educação de qualidade com vistas à inclusão social precisamos sim pensar na estrutura das escolas, mas, muito mais, cuidar das pessoas. Precisaremos traçar metas e desenvolver estratégias. Vamos ouvir a rede pública municipal de ensino e toda a sociedade”, ressaltou.
A secretária lembra, ainda, que “a educação pós-pandemia terá um papel fundamental para enfrentarmos os desafios que se colocam”. “Será fundamental cuidar dos estudantes, dos profissionais da educação e das famílias. Cuidar das pessoas é muito mais que oferecer e ampliar vagas. O acesso ao ensino é o primeiro passo, mas precisamos garantir a permanência e o sucesso dos estudantes. A educação vive um momento único nesta pandemia, com muitos desafios e necessidades, porém, estamos tendo a oportunidade de nos reinventarmos, de sermos melhores”, apontou.
Conforme informado pelo prefeito Gustavo, todos os secretários receberão cinco metas a serem cumpridas no prazo de cem dias, quatro delas sem custo e uma dela de baixo custo. “Como dissemos, no setor educacional os desafios são muitos. E, com a ajuda de todos e muito trabalho, vamos superá-los. Já estamos trabalhando no Plano dos 100 dias que logo será apresentado à população”, concluiu.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação