O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa terça-feira (4) o site idebescola.inep.gov.br que reúne o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola do país – principal parâmetro de qualidade da educação nacional.
No portal, é possível acessar, além do desempenho dos estudantes, informações sobre a infraestrutura, funcionários e gestão de cada instituição avaliada em 2017. É possível ainda comparar escolas.
Os dados divulgados pelo MEC mostram que o país cumpriu a meta nacional apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que compreende do 1º ao 5º ano.
A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Este ano, pela primeira vez, o Inep divulga o Ideb por escola, no ensino médio. Até a última divulgação, em 2015, eram apresentados apenas os índices do ensino fundamental.
ESTADUAL
A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,5.
Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013 e não atingiu mais o esperado. Em 2017, com Ideb 4,7, o país não alcançou os 5 pontos esperados.
No ensino médio, etapa mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7. Em Rio Claro, 60% das escolas estaduais de Ensino Médio estão abaixo da média prevista, sendo que 10% estão com notas entre 2,6 e 3; 20% têm nota de 3,6 a 4; e 30% com notas entre 4,1 e 4,5. Apenas 10% obtiveram nota entre 6,6 e 7.
MUNICIPAL
Na Educação Municipal, Rio Claro melhorou o resultado. A rede municipal de ensino obteve nota de 6.8 no Ideb de 2017
para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Essa média antecipou em dois anos a meta estabelecida para 2019 e avançou em relação à nota anterior de 6.6 registrada em 2015.
A nota de Rio Claro no Ideb é maior que a nota nacional de 5.8 e a média estadual de 6.6. Das 24 escolas municipais que participaram do Ideb, 16 atingiram ou superaram a meta para 2017. “Isso é fruto de um trabalho conjunto, que passa pelos investimentos feitos pela prefeitura em cursos e o esforço dos professores e equipes das escolas”, afirma o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.
O diretor do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar, Osmar Arruda Garcia, também destaca o empenho dos educadores que estão se empenhando e buscando alternativas para melhorar a prática pedagógica. “São os professores que atuam diretamente com os alunos no ensino-aprendizagem. Cabe à Secretaria da Educação oferecer condições para que esse processo ocorra da melhor forma”, pontua.
Índice estipula metas para a educação
O Ideb avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com exames de língua portuguesa e matemática.
Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos. O índice vai de zero a dez.