Ação solidária para famílias de áreas de vulnerabilidade social em Rio Claro
No dia 1º de junho, a equipe do Projeto Unidos ao Meio Ambiente – UMA, existente há mais de 12 anos, e formado por pesquisadores voluntários e sob a coordenação do Gestor e Educador Ambiental Éder Rodrigo Varussa, realizou a ação solidária de distribuição de cestas básicas para famílias residentes em bairros de vulnerabilidade social do município de Rio Claro.
A iniciativa ocorreu após conversas com moradores, entre eles, catadores de materiais recicláveis (importantes sujeitos que trabalham em beneficio ao meio ambiental) informaram a situação social e econômica, que estão enfrentando neste período de isolamento social, que devido à pandemia do COVID–19, suas formas de renda foram impactadas. Além disso, vivem em condições precárias de moradia, não apresentando condições mínimas, que o momento atual da pandemia exige, quanto à higienização e prevenção.
Foi constatado que muitas dessas famílias não conseguiram cadastrar-se no Auxílio Emergencial do Governo Federal, via o banco estatal Caixa Econômica e, consequentemente, não conseguiram o auxílio financeiro. A realidade destas famílias é além de condições precárias de moradia, falta de alimentos, segurança e saneamento básico.
A questão maior e desafiadora revelada, e que grande parte da sociedade ainda não compreende, que por mais que se façam campanhas de arrecadações voluntárias entre instituições, pessoas, ongs e órgãos públicos, muitos produtos arrecadados acabam não suprindo todas as instituições beneficentes ou mesmo deixam de chegar em pontos onde a situação é mais crítica a quem realmente necessita.
Neste sentido, faz-se necessário projetos sociais, com ações e tarefas que visam alcançar o desenvolvimento social e humano, contribuindo para transformação de uma realidade ou problemática, sendo necessário além da coletividade, atitudes e praticidade, para trazer uma efetivação da mudança.
Segundo o Geógrafo e Educador Ambiental Éder Rodrigo Varussa, as campanhas e projetos sociais em desenvolvimento precisam cumprir o seu verdadeiro papel, que constituem mais do que alavancar donativos, mas também unir forças para conhecer a realidade dos mais vulneráveis, indo até as localidades e colaborando, além de incentivar e reconhecer o papel imprescindível de políticas públicas para melhorar a situação socioeconômica dessa população visando reduzir a desigualdade social que é uma realidade.
Portanto, projetos e ações solidárias, precisam evidenciar a importância destas pessoas dentro do nosso espaço de vivência, proporcionando melhorias as suas condições de vida e garantia de bem estar a todos, é papel de todos os cidadãos.
Fotos: Divulgação