A importância da agricultura familiar em período de isolamento social
Os agricultores (e agricultoras) familiares exercem estratégicas funções e ações no país, pois são responsáveis, pela produção da grande maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, devido a sua produção agropecuária diversificada (mandioca, feijão, leite, legumes, hortaliças, carne de porco, aves, leite, dentre outras atividades).
Este período de isolamento social reforça a importância destes agricultores, uma vez que são eles que garantem a sustentação da produção alimentar, estão mais próximos da população, e apresentam diversidade de alimentos, geralmente isentos de agrotóxicos, possuem uma relação de identidade histórica e cultural com a terra, e necessitam de uma intensa valorização.
Desde o início da pandemia, as pessoas têm-se direcionado em massa às grandes redes de supermercados a fim de suprir a deficiência alimentar de seus lares. Porém muitas destas têm-se esquecido dos trabalhadores que plantam nas áreas rurais e que, geralmente, não tendo condições de levar seus produtos até as feiras das grandes cidades, devido à proibição de aglomerações, acabam ficando com os mesmos nas propriedades, ocorrendo perda da produção.
Pensando nesta questão de perdas, muitas famílias de Rio Claro que vivem no campo estão se desdobrando, algumas fazendo cestas com produtos orgânicos e entregando sob encomendas por celular. Outras incentivando clientes e amigos a buscarem suas hortaliças nas áreas rurais, como uma forma de alternativa em meio a esse momento de paralisação. Lembrando que todas as entregas são feitas com a devida proteção e cuidados exigidos pelos órgãos de saúde.
Ao analisarmos este contexto difícil que vivenciamos, temos que nos atentar para estes pequenos produtores, uma vez que, eles contribuem significativamente para o fortalecimento neste momento de pandemia, onde as pessoas precisam consumir produtos cada vez mais saudáveis e com proteínas, e também evitar que os mesmos sejam prejudicados em sua renda, o que aumentaria os índices de pobreza.
O objetivo é o fortalecimento da produção agrícola familiar neste período, onde precisamos estimular e incentivar cada vez mais processos agroecológicos de alimentos, fazendo com que a população adote hábitos saudáveis e permita que os agricultores consigam manter sua produção alimentar em circulação.
O reconhecimento do papel exercido pelos agricultores (e agricultoras) familiares, e ações de fortalecimento da agricultura familiar é importantíssimo. Seu papel é essencial para a segurança alimentar; garantia de alimentação saudável; proteção da agrobiodiversidade e uso sustentável de recursos naturais. Isso denota, portanto, a importância destes sujeitos sociais, no âmbito social, econômico e ambiental do país.