COMO PRODUZIR MENOS LIXO NO DIA A DIA
Não são só os ambientalistas que devem mudar a rotina em benefício da natureza, o futuro do mundo depende da maneira como cada um contribui para que possamos ter melhor qualidade de vida e simultaneamente um ambiente equilibrado e sustentável.
Os brasileiros consomem toneladas de lixo, diariamente, porém deste total muito pouco é reaproveitado e destinado às cooperativas de catadores para ser reciclado sendo que poderia ser reaproveitada grande quantidade, contribuindo de uma maneira mais eficaz para o meio ambiente.
Uma dica para criar o hábito de reciclar e produzir menos lixo é comprar uma lixeira apenas para descartar os resíduos que podem ser reciclados e, assim, uma vez por semana disponibilizar para a coleta seletiva. Aparentemente simples, esse comportamento de acordo com pesquisa do IBOPE, divulgada no ano anterior, é ignorado por 39% da população brasileira.
Mas não é apenas em casa que devemos nos preocupar, também no ambiente de trabalho devemos criar hábitos como, por exemplo, abolir os copinhos descartáveis e adotar canecas de louça e divulgar para os amigos para que todos adotem a mudança. Ao consumirmos lanches devemos adotar a sustentabilidade mais abrangente, sendo assim, os canudinhos de plástico também não tem mais vez. Consumir menos também é a dica, comprando roupas das crianças e mesmo para os adultos em brechós e em grupos de desapegos, reduzindo assim muito o lixo gerado por sacolas de compras e embalagens.
Os vegetarianos, procurando novas opções de alimentos, conheceram e optaram pelas chamadas Pancs (plantas alimentícias não convencionais) e assim reduzem o próprio lixo, cultivando pequenas hortas em casa, contribuindo com o meio ambiente, produzindo menos lixo, pois esses alimentos não vêm embalados ou em latas, outros alimentos consumidos são a taioba, o umbu e o araticum, relacionados à alimentação saudável e natural.
Analisando por outro lado, sabemos que as pessoas estão dispostas a contribuir, mas falta muitas vezes políticas públicas e sociais para facilitar o processo. Instalar contêineres em bairros onde a coleta seletiva não faz o serviço porta a porta seria uma solução, criando locais de entrega voluntária e cuidando para que esses locais não sejam depredados para que a população não se sinta desestimulada em deixar o material reciclável no local.
As pessoas devem ser conscientizadas sobre a urgência de se reduzir o lixo. Nos últimos anos a quantidade de vidros enviados ao aterro sanitário aumentou muito, grande parte devido ao consumo de long necks (garrafas de cerveja), por isso, atitudes simples para amenizar esse prejuízo são necessárias e urgentes, pois quanto mais consumirmos alimentos processados e industrializados, mais contaminamos o meio ambiente.
Outra dica inteligente para se fazer é antes de qualquer compra se perguntar: “Para quê”? Dessa forma, muitas vezes, aprendemos a mudar nosso padrão de consumo e, consequentemente, produzir bem menos lixo. Há exemplos de pessoas que montaram minhocários em seus apartamentos para transformar os restos de alimentos em adubo orgânico, outros em prol de uma vida mais sustentável, além de separar o lixo e dar destinação correta a materiais eletrônicos, optam por deixar o carro na garagem e ir de ônibus ou a pé até o trabalho ou centro da cidade, essas pessoas afirmam que a questão ambiental deve ir além do discurso.
Concluindo, ficam aqui algumas dicas para uma vida mais sustentável: identifique os principais produtos e as quantidades do que você consome; produtos considerados supérfluos devem ter seu consumo diminuído; adquirir ou construir minhocários domésticos, transformando resíduos orgânicos, como restos de alimentos, cascas de verduras, frutas e legumes em adubo; optar pelas sacolas reutilizáveis em vez das plásticas; descartar corretamente o óleo de cozinha, não jogando na pia; consumir mais alimentos a granel, optando assim por produtos que tenham menos embalagens; separar corretamente o lixo, separando o orgânico do reciclável (papel, vidro, plástico e metal). Assim com essas importantes e simples atitudes, vamos fazer parte do grupo de cidadãos conscientes que ajudam a amenizar os prejuízos para o nosso meio ambiente e provam amar mais sua vida e a do planeta.