Dia do controle à poluição industrial
O dia do Controle à Poluição Industrial é comemorado em 14 de agosto e tem o objetivo de estabelecer uma reflexão sobre os efeitos da poluição atmosférica, decorrente das indústrias e fábricas de diversos setores da sociedade no mundo, para redução desse problema ambiental através de ações prognósticas.
O CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente considera resíduos poluentes “qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, prejudicando o bem estar público, danos aos materiais, à fauna e a flora, ou seja, prejudicial a segurança, ao uso e goza da propriedade e as atividades normais da comunidade.”
A poluição oriunda das indústrias aumentou descontroladamente desde a Revolução Industrial e atinge todos os meios, água doce, atmosfera, oceanos e solo. Com o habitat poluído, os seres vivos tornam-se infectados pelas substâncias presentes, correndo o risco de ingerir alimentos e água contaminados e respirar ar com índices poluentes extremamente elevados.
O principal agente responsável pela poluição industrial em geral, é a queima de combustíveis que libera gases tóxicos na atmosfera, como exemplo de gases metano e cádmio, que se não forem devidamente tratados se acumulam em organismos vivos acarretando sérios problemas de saúde. O efeito estufa, a elevação da temperatura do planeta, são algumas consequências da poluição industrial.
Leis e normas ambientais são negligenciadas por muitas empresas gerando poluição em larga escala, também as tecnologias utilizadas para tratar efluentes dentro das indústrias são antigas e produzem grande quantidade de resíduos.
Como soluções viáveis podemos destacar estudos profundos de práticas sustentáveis para serem adotadas nas indústrias. Gestores devem priorizar a elaboração de planos para tratar questões ambientais, como tratamentos dos efluentes líquidos e utilização de tecnologias menos poluentes. O Estado deve reforçar a fiscalização das atividades industriais em todos os setores. No mundo empresarial é fundamental as relações entre empresas e ONGs ambientais para discussão do problema.
A poluição ambiental alcançou escalas alarmantes e para que não ocorram problemas futuros precisa ser reduzida imediatamente sendo necessária a conscientização coletiva e responsabilidade ambiental por parte de todos os cidadãos. A qualidade do meio ambiente depende da participação de todos, o que envolve as nossas atitudes e relações para que possamos garantir bem-estar aos seres humanos, promovendo campanhas para combater a poluição, diminuindo os riscos ambientais, evitando assim o aparecimento de várias doenças, cuidando da saúde no mundo.