Rio-clarense por escolha, o advogado e jornalista Edson Benedicto Martins Moraes (Edson Moraes) faz mais um aniversário neste sábado, dia 7 de outubro, quando completa 88 anos. Natural de Dois Córregos (SP), ele se mudou para Rio Claro em 1990.
Moraes cursou o 1º grau no Colégio Puríssimo Coração de Maria, 2º grau Escola Além e formou-se em direito e jornalismo na Faculdade Alcantara Machado, em São Paulo. Depois de longa vida profissional, aposentou-se na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) como assessor técnico Legislativo – procurador.
Quando estava em São Paulo trabalhou na rádio FM Imprensa e vinha aos finais de semana para Rio Claro. Nesse período, Edson Moraes foi convidado pelo radialista Sergio Piton (in memorian) para trabalhar na Rádio Educação e Cultura, onde começou aos sábados no “Programa da Madrugada” (que tinha a logo de uma coruja).
Desse modo, transferiu-se definitivamente para Rio Claro em 1990, onde atuou como videomaker e apresentador da TV Rio Claro com o Programa “Edson Moraes Convida”. Em 2008 apresentou o Programa “Cidadania em Ação” na TV Claret.
Em outubro de 2008 lançou seu livro “Corredor”, por sinal bem sugestivo para nossa época. O livro conta sua trajetória e traz várias matérias que escreveu em diversas áreas (principalmente política) que até hoje acontecem na cidade, estado e mundo.
Em outubro de 2015, quando completava 80 anos, recebeu o Título Cidadão Rio-clarense, homenagem proposta pela então vereadora Maria do Carmo Guilherme. Moraes ficou muito feliz em receber a honraria, um reconhecimento pessoal e profissional dos relevantes serviços prestados à cidade.
Atualmente, com 88 anos que está completando hoje (7 de outubro), Edson Moraes diz que está “aposentado mesmo de tudo”. Porém, na vida pessoal segue muito ativo fazendo academia, tiro esportivo e muitas viagens. Sempre rodeado pela família: Monica Pinhatti, sua esposa há 32 anos, as três filhas, cinco netos e um bisneto.
Foto: Divulgação